Brasil segue criando empregos e o trabalho temporário é protagonista
Seguindo uma linha ascendente, o Brasil ampliou seus bons números em relação ao trabalho com carteira assinada, de acordo com os dados do Novo Caged divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). No mês de setembro, último que contou com este levantamento, foram 247.818 novos postos formais de trabalho, 15.305 vagas a mais em relação ao mês de agosto, que já havia registrado 232.513 vagas, outro bom número, de acordo com especialistas.
Entre outubro de 2023 e setembro deste ano, mais de 1,83 milhão de novos empregos com carteira assinada foram criados, 28,6% a mais em comparação com o mesmo período do ano anterior.
Para Karina, Diretora de Recrutamento e Seleção da RH NOSSA, os dados mostram que o emprego está cada vez mais se consolidando no setor de serviços, o campeão de vagas, com 128.354 novas vagas, seguido pela indústria (59.827 novos postos de trabalho), comércio (44.622 vagas) e construção civil, com 17.024.
“Não há uma diferença de gênero neste aspecto, visto que as vagas ocupadas pelos homens foram 125.544 contra 122.274 vagas ocupadas por mulheres, o que mostra que há, sim, um equilíbrio neste aspecto. Em termos de escolaridade, aí sim é notória a presença de trabalhadores com ensino médio completo, que conseguiram 165.388 dessas vagas. O setor de serviços se destacou novamente, gerando mais de 1,04 milhão de empregos” afirma Karina.
Karina lembra que muitas dessas vagas foram criadas através de empregos temporários, a melhor porta de entrada para o mercado. Para a especialista, o aumento de empregos sazonais trouxe novos colaboradores para as empresas, principalmente com a chegada de Black Friday e Natal, datas em que a indústria e o comércio precisam de mais mão de obra:
“O mais interessante é que as pessoas já sabem que o trabalho temporário é uma excelente oportunidade para entrar em uma empresa, mostrar serviço e ser efetivado. Muitas vezes, encontrar trabalhos temporários pode ser muito mais do que um emprego rápido, mas sim uma chance de entrar no mercado de trabalho da melhor maneira: trabalhando” conclui.
Crédito da foto: Pixabay