Brasil segue criando empregos e o trabalho temporário é protagonista

Brasil segue criando empregos e o trabalho temporário é protagonista
Woman holds his Brazilian document work and social security (Carteira de Trabalho e Previdencia Social).

Seguindo uma linha ascendente, o Brasil ampliou seus bons números em relação ao trabalho com carteira assinada, de acordo com os dados do Novo Caged divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). No mês de setembro, último que contou com este levantamento, foram 247.818 novos postos formais de trabalho, 15.305 vagas a mais em relação ao mês de agosto, que já havia registrado 232.513 vagas, outro bom número, de acordo com especialistas.

Entre outubro de 2023 e setembro deste ano, mais de 1,83 milhão de novos empregos com carteira assinada foram criados, 28,6% a mais em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Para Karina, Diretora de Recrutamento e Seleção da RH NOSSA, os dados mostram que o emprego está cada vez mais se consolidando no setor de serviços, o campeão de vagas, com 128.354 novas vagas, seguido pela indústria (59.827 novos postos de trabalho), comércio (44.622 vagas) e construção civil, com 17.024.

“Não há uma diferença de gênero neste aspecto, visto que as vagas ocupadas pelos homens foram 125.544 contra 122.274 vagas ocupadas por mulheres, o que mostra que há, sim, um equilíbrio neste aspecto. Em termos de escolaridade, aí sim é notória a presença de trabalhadores com ensino médio completo, que conseguiram 165.388 dessas vagas. O setor de serviços se destacou novamente, gerando mais de 1,04 milhão de empregos” afirma Karina.

Karina lembra que muitas dessas vagas foram criadas através de empregos temporários, a melhor porta de entrada para o mercado. Para a especialista, o aumento de empregos sazonais trouxe novos colaboradores para as empresas, principalmente com a chegada de Black Friday e Natal, datas em que a indústria e o comércio precisam de mais mão de obra:

“O mais interessante é que as pessoas já sabem que o trabalho temporário é uma excelente oportunidade para entrar em uma empresa, mostrar serviço e ser efetivado. Muitas vezes, encontrar trabalhos temporários pode ser muito mais do que um emprego rápido, mas sim uma chance de entrar no mercado de trabalho da melhor maneira: trabalhando” conclui.

Crédito da foto: Pixabay

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *