Dia da Criatividade: 5 dicas para ser mais inovador no trabalho
O Dia da Criatividade, celebrado em 17 de novembro, é uma ocasião para refletir sobre a importância da criatividade no dia a dia e seu impacto nas diversas áreas do conhecimento e no mercado de trabalho. Pesquisa do Fórum Econômico Mundial sobre o futuro do emprego, revela que quase 60% das empresas, consideram o pensamento criativo uma habilidade central para sua força de trabalho. A criatividade é um motor fundamental para a inovação e a transformação social, e pessoas criativas tendem a ser mais adaptáveis e resilientes, enfrentando desafios com uma mentalidade aberta e buscando soluções inovadoras. No ambiente corporativo, as empresas estão cada vez mais em busca de profissionais que não apenas possuam habilidades técnicas, mas que também tenham a capacidade de pensar de forma criativa e original.
Segundo Josiane Tonelotto, superintendente acadêmica do Centro Universitário Belas Artes, criatividade no trabalho é uma competência que, pode ser desenvolvida e fortalecida. “A chave está em praticar a flexibilidade mental, manter a mente aberta a novas experiências e aprender com os desafios do dia a dia. Quanto mais eu me dedico a explorar novas ideias e abordagens, mais a criatividade se torna uma parte natural e poderosa do meu trabalho. Com o tempo, percebo que a criatividade não é algo que surge de um estalo, mas algo que cultivamos com intenção e prática.”, explica.
A seguir, a professora dá 5 dicas para ser mais criativo no trabalho:
1. Fazer cursos fora do segmento de trabalho
Realizar cursos, oficinas e workshops, voltados para a arte e bem-estar pode ser uma ótima opção para quem deseja ativar a criatividade no trabalho. O Centro Universitário Belas Artes disponibiliza o Programa “Arte e Bem-Estar”. Neste Programa, os participantes terão a oportunidade de explorar seu potencial criativo, emocional e social, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades que são essenciais no mercado de trabalho.
2. Pensar “fora da caixa”
Pensar “fora da caixa” no trabalho é essencial para desenvolver a criatividade e encontrar soluções inovadoras para problemas antigos ou desafiadores. Isso significa olhar para as situações de uma perspectiva diferente, questionar o status quo, não se contentar com as abordagens tradicionais e resolver problemas de maneiras não convencionais.
3. Ler bons livros
A prática da leitura traz consigo uma série de benefícios que vão além do simples ato de decifrar palavras e frases. Ela é uma ferramenta poderosa que amplia horizontes, nos faz conectar com diferentes perspectivas, culturas e experiências, enriquecendo nosso repertório de ideias e contribuindo para uma visão mais ampla e crítica do mundo ao nosso redor. Isso contribui diretamente para o estímulo da criatividade.
4. Cultivar a higiene das emoções
A higiene dos afetos e a criatividade estão profundamente interconectadas. Cuidar das emoções, promover um ambiente emocional positivo e desenvolver inteligência intra e interpessoal, não apenas melhora o bem-estar pessoal e coletivo, mas também é essencial para desbloquear o potencial criativo. Em ambientes de trabalho, seja individualmente ou em equipe, o equilíbrio emocional se torna um facilitador para gerar novas ideias, explorar soluções inovadoras e manter um fluxo criativo constante.
5. Praticar o brainstorming
Reunir-se com os colegas de trabalho, para discutir temas específicos pode ser uma boa ideia para estimular a criatividade do grupo. As reuniões de brainstorming permitem que os membros da equipe vejam o problema sob diferentes ângulos, muitas vezes revelando aspectos que não eram óbvios no início. Com isso, as ideias em conjunto, permitem que a equipe tome decisões mais bem fundamentadas, com base em diferentes pontos de vista.