Dia da Criatividade: 5 dicas para ser mais inovador no trabalho

Dia da Criatividade: 5 dicas para ser mais inovador no trabalho

 O Dia da Criatividade, celebrado em 17 de novembro, é uma ocasião para refletir sobre a importância da criatividade no dia a dia e seu impacto nas diversas áreas do conhecimento e no mercado de trabalho. Pesquisa do Fórum Econômico Mundial sobre o futuro do emprego, revela que quase 60% das empresas, consideram o pensamento criativo uma habilidade central para sua força de trabalho. A criatividade é um motor fundamental para a inovação e a transformação social, e pessoas criativas tendem a ser mais adaptáveis e resilientes, enfrentando desafios com uma mentalidade aberta e buscando soluções inovadoras. No ambiente corporativo, as empresas estão cada vez mais em busca de profissionais que não apenas possuam habilidades técnicas, mas que também tenham a capacidade de pensar de forma criativa e original.

Segundo Josiane Tonelotto, superintendente acadêmica do Centro Universitário Belas Artes, criatividade no trabalho é uma competência que, pode ser desenvolvida e fortalecida. “A chave está em praticar a flexibilidade mental, manter a mente aberta a novas experiências e aprender com os desafios do dia a dia. Quanto mais eu me dedico a explorar novas ideias e abordagens, mais a criatividade se torna uma parte natural e poderosa do meu trabalho. Com o tempo, percebo que a criatividade não é algo que surge de um estalo, mas algo que cultivamos com intenção e prática.”, explica.

A seguir, a professora dá 5 dicas para ser mais criativo no trabalho:

1.     Fazer cursos fora do segmento de trabalho

Realizar cursos, oficinas e workshops, voltados para a arte e bem-estar pode ser uma ótima opção para quem deseja ativar a criatividade no trabalho. O Centro Universitário Belas Artes disponibiliza o Programa “Arte e Bem-Estar”. Neste Programa, os participantes terão a oportunidade de explorar seu potencial criativo, emocional e social, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades que são essenciais no mercado de trabalho.

2.     Pensar “fora da caixa”

Pensar “fora da caixa” no trabalho é essencial para desenvolver a criatividade e encontrar soluções inovadoras para problemas antigos ou desafiadores. Isso significa olhar para as situações de uma perspectiva diferente, questionar o status quo, não se contentar com as abordagens tradicionais e resolver problemas de maneiras não convencionais.

3.     Ler bons livros

A prática da leitura traz consigo uma série de benefícios que vão além do simples ato de decifrar palavras e frases. Ela é uma ferramenta poderosa que amplia horizontes, nos faz conectar com diferentes perspectivas, culturas e experiências, enriquecendo nosso repertório de ideias e contribuindo para uma visão mais ampla e crítica do mundo ao nosso redor. Isso contribui diretamente para o estímulo da criatividade.

4.     Cultivar a higiene das emoções

A higiene dos afetos e a criatividade estão profundamente interconectadas. Cuidar das emoções, promover um ambiente emocional positivo e desenvolver inteligência intra e interpessoal, não apenas melhora o bem-estar pessoal e coletivo, mas também é essencial para desbloquear o potencial criativo. Em ambientes de trabalho, seja individualmente ou em equipe, o equilíbrio emocional se torna um facilitador para gerar novas ideias, explorar soluções inovadoras e manter um fluxo criativo constante.

5.     Praticar o brainstorming

Reunir-se com os colegas de trabalho, para discutir temas específicos pode ser uma boa ideia para estimular a criatividade do grupo. As reuniões de brainstorming permitem que os membros da equipe vejam o problema sob diferentes ângulos, muitas vezes revelando aspectos que não eram óbvios no início. Com isso, as ideias em conjunto, permitem que a equipe tome decisões mais bem fundamentadas, com base em diferentes pontos de vista.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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