Empresas devem aproveitar redes sociais para impulsionar os negócios

Empresas devem aproveitar redes sociais para impulsionar os negócios
Aline Kalinoski e Paula Kodama, sócias da Nowa Creative.

Brasileiros passam 9 horas por dia nas redes sociais

O Brasil se destaca mundialmente pelo tempo que seus cidadãos passam online — em média, 9 horas e 13 minutos por dia, segundo o “Relatório Digital 2024: 5 billion social media users”, da We Are Social e Meltwater. O país fica apenas alguns minutos atrás da África do Sul, com 9h24.

Já o Data Report 2024 Brasil, também da We Are Social e Meltwater, que abrange usuários com idade entre 16 e 64 anos, indica que WhatsApp (com 93,4% de alcance), Instagram (91,2%) e Facebook (83,3%) formam o pódio das plataformas mais utilizadas. O TikTok vem um pouco atrás, com 65,1%.

Por sua vez, a mais recente edição da análise “Tendências de Social Media” da Comscore (2023) coloca o Brasil como o terceiro maior consumidor de redes sociais digitais em todo o planeta. YouTube, com alcance de 96,4%; Facebook (85,1%); e Instagram (81,4%) são as redes que aparecem no estudo como as mais acessadas.

Esse tempo investido nas redes sociais, como WhatsApp, Instagram e Facebook, evidencia a relevância desse ambiente digital para o consumo. O “Data Report 2024 Brasil” aponta que 74% dos usuários buscam produtos e serviços nas redes, e 54% afirmam que seguir uma marca influencia diretamente suas decisões de compra.

Assim, as redes sociais não são apenas plataformas de conexão, mas são fundamentais na vida do consumidor, moldando suas decisões de compra e influenciando suas preferências. Ou seja, para as empresas, estar visível nesse ambiente digital não é mais uma opção, mas uma necessidade. No entanto, em meio a um mar de perfis e conteúdos, a verdadeira questão é: como se destacar?

Para as consultoras Aline Kalinoski e Paula Kodama, sócias da Nowa Creative Marketing, ser visto não é suficiente para uma empresa; é preciso ser lembrado e, finalmente, escolhido. Elas destacam que “as redes sociais podem ter grande influência na decisão de compra do consumidor”, mas, para isso, é necessária uma estratégia bem elaborada.

Para se destacar, Kalinoski e Kodama identificam três pilares fundamentais: gestão eficiente das mídias digitais, branding forte e produção de conteúdo audiovisual. A gestão inclui a otimização de perfis, criação de conteúdo e análise de desempenho. O brand awareness (aumentar a visibilidade da marca) ajuda a estabelecer uma identidade sólida, enquanto o audiovisual, que gera alto engajamento, é essencial para captar a atenção do público.

“Esses pilares não apenas aumentam a visibilidade, mas também constroem a reputação e a autoridade da marca, impactando consideravelmente a decisão de compra do consumidor”, afirmam as especialistas. No competitivo universo digital de hoje, uma presença online estratégica é a chave para que as marcas se destaquem e prosperem, criando uma presença que não apenas informa, mas também engaja e inspira.

O engajamento, por sua vez, se estabelece como uma relação de confiança e empatia. Ele se manifesta quando os usuários interagem com a marca por meio de curtidas, comentários e respostas, representando um envolvimento significativo entre a marca e o consumidor.

Os vídeos, em particular, merecem destaque nesse cenário. O audiovisual tem se tornado o formato preferido por várias razões, incluindo sua capacidade de captar atenção rapidamente e transmitir informações de maneira mais envolvente. Plataformas como YouTube, TikTok e Instagram impulsionaram ainda mais essa tendência, oferecendo conteúdos visuais que atraem o público.

“Estudos indicam que vídeos não apenas geram mais engajamento, mas também melhoram a retenção de informações, tornando-se uma ferramenta poderosa para marketing e comunicação”, destacam as consultoras.

Segundo dados da Cisco, em 2022, 82% do tráfego global da internet foi gerado por vídeos. “Recomendamos que nossos clientes invistam nesse formato de comunicação, pois ele é uma maneira altamente eficaz de alcançar e interagir com seus públicos”, diz Aline. Um exemplo disso é o formato de vídeo em tela cheia vertical (9:16), que se mostra especialmente atrativo para os usuários que acessam conteúdo via smartphones.

E o resultado vale a pena: 80% das empresas conseguem ser lembradas já no primeiro ano de atuação nas redes sociais (Social Media Examiner).

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *