Festval expande operações com a inauguração de sete novas lojas

Festval expande operações com a inauguração de sete novas lojas

Rede de supermercados fecha 2024 com 31 unidades no Paraná e planeja outras inaugurações em 2025

A rede de supermercados Festval, referência no varejo paranaense, está celebrando a significativa expansão, com a inauguração de sete novas lojas apenas no último trimestre de 2024. Com isso, o Festval chega a 31 unidades no Paraná, com previsão de inauguração de novas unidades em 2025.

Recentemente, foram inauguradas as lojas do Catuaí Shopping, em Cascavel, e de São José dos Pinhais. Já a loja Alto da XV será inaugurada na primeira quinzena de dezembro. Além das lojas próprias, em outubro o Festval incorporou as quatro unidades do grupo Verde Mais, em Curitiba, localizadas nos bairros Xaxim, Hauer, Cabral e Vila Izabel.

Carlos Beal, diretor Comercial e de Marketing do Festval e presidente da Associação Paranaense de Supermercados (Apras), afirmou que a expansão do Festval é um marco não apenas para a rede, mas para todo o setor supermercadista paranaense. “Movimentos como esse refletem a força e a capacidade de inovação do nosso segmento, que segue crescendo mesmo diante dos desafios econômicos”, salientou.

Segundo ele, cada nova loja representa novas oportunidades de emprego, mais desenvolvimento para as comunidades locais e um estímulo à competitividade saudável entre as empresas. “Isso fortalece o Paraná como referência nacional em varejo e mostra que o setor supermercadista está comprometido em atender às expectativas dos consumidores, sempre com qualidade e excelência”, pontou.

Investimento em pessoas

A expansão também reflete o compromisso do Festval com seus colaboradores. Paulo Beal, diretor de Recursos Humanos e TI, enfatizou a importância de criar novas oportunidades e estimular talentos. “Nosso time é o coração do Festval. Além dos profissionais que estão diretamente em contato com o público, existe uma equipe enorme nos bastidores trabalhando para oferecer a melhor experiência aos clientes”, destacou.

Cada loja inaugurada gera cerca de 200 empregos diretos, entre caixas, gerentes, repositores, cozinheiras, padeiros, sommeliers, entre outras funções inclusive administrativas. “O setor supermercadista, historicamente, enfrenta desafios relacionados ao turnover. No Festval, trabalhamos intensamente para mudar essa realidade. Investimos continuamente no desenvolvimento de nossos colaboradores, criando planos de carreira, capacitações e um ambiente de trabalho acolhedor”, afirmou. Ele ressaltou, ainda, que a meta da empresa não é apenas reduzir a rotatividade, mas também construir uma equipe engajada e alinhada aos valores da empresa. “Sabemos que o crescimento da rede depende diretamente das pessoas que constroem o Festval todos os dias”, enfatizou.

Crescimento sustentável

Wilson Beal, diretor administrativo do Festval, destacou o comprometimento da empresa com uma expansão planejada e responsável. “Todo o processo, desde a transição com o Verde Mais até as inaugurações recentes, foi cuidadosamente estruturado para garantir eficiência e sustentabilidade. Nosso objetivo é preservar a saúde financeira do grupo enquanto continuamos oferecendo a melhor experiência para nossos clientes e parceiros”, reforçou.

Para 2025, outras inaugurações estão programadas. Segundo Altamir Sossela, diretor de Operações e Expansão, para o primeiro semestre estão previstas a abertura de duas novas lojas em Curitiba, uma no Cabral e outra no Batel. A unidade do Batel, localizada na Bispo Dom José, será instalada em um antigo casarão – considerado uma Unidade de Interesse de Preservação (UIP) pela Prefeitura de Curitiba. “Foi um grande investimento da rede para transformar esse espaço que possui um grande valor histórico e arquitetônico para a cidade”, enfatizou.

Transição do Verde Mais

Nesta terça-feira (26), as unidades que pertenciam à rede Verde Mais passam, oficialmente, para a gestão do Festval. Ao longo de 2025 as lojas passarão por um processo de reforma para se adequar ao padrão da rede. “Esse é um marco importante para a nossa rede. Durante 2025, nosso foco será realizar reformas cuidadosas para alinhar essas lojas ao nosso padrão, garantindo aos clientes uma experiência de compra ainda mais completa e acolhedora, sem perder o respeito pela história e identidade local de cada unidade”, finalizou Carlos Beal.

 

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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