Índice de Equidade Racial 2024 aponta empresas com melhores desempenho no país

Índice de Equidade Racial 2024 aponta empresas com melhores desempenho no país

Os resultados da edição deste ano foram apresentados no Fórum Internacional de Equidade Racial Empresarial

O Grupo Pão de Açúcar, Grupo Carrefour Brasil, Pepsico, Banco BV e EY foram as empresas destaques na quinta edição do Índice de Equidade Racial nas Empresas (IERE), apresentado nesta terça-feira, 19 de novembro, durante o Fórum Internacional de Equidade Racial Empresarial, realizado na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

Dividido em seis pilares, o IERE é reconhecido como o indicador mais robusto sobre diversidade, equidade e igualdade racial no Brasil. Em cada uma dessas áreas, as empresas são avaliadas de forma detalhada, permitindo uma análise aprofundada de suas práticas e resultados.

No pilar Recenseamento Empresarial, que avalia o número de profissionais negros contratados ou em cargos de gerência, supervisão e outros, o Grupo Pão de Açúcar alcançou a primeira posição. No pilar de Publicidade e Engajamento, o Grupo Carrefour Brasil foi o melhor colocado. Em recrutamento, que avalia o nível de flexibilização do processo seletivo em nome da diversidade racial, e Capacitação, o Grupo Pão de Açúcar novamente liderou. Já no pilar de Ascensão de Carreira, a Pepsico apresentou o melhor desempenho. Em Conscientização, o destaque foi a MSD.

A edição deste ano contou com a participação de 45 empresas, das quais 80% já haviam participado de edições anteriores. Essas organizações possuem, portanto, diagnósticos claros de suas situações e estão aptas a implementar políticas e ações afirmativas concretas. Juntas, as empresas participantes do IERE somam um faturamento superior a R$ 1 trilhão, destacando o protagonismo e a relevância do indicador.

“Esse ranking nos permite reconhecer o esforço das empresas e identificar os pilares que demandam maior engajamento. Com base nesses dados, temos uma referência sólida para seguir avançando e promover mais equidade no mercado”, afirma Raphael Vicente, diretor-geral da Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial.

O índice utiliza uma metodologia que estimula a competição positiva entre as empresas e oferece relatórios individuais customizados, comparando o desempenho de cada organização com seu setor e com o universo da iniciativa.

Equidade em pauta

Refletindo sobre o tema “Mudanças Climáticas, Neoindustrialização, Inclusão e Diversidade”, o Fórum Internacional de Equidade Racial Empresarial está reunindo CEOs de grandes empresas, autoridades e personalidades do mundo corporativo e acadêmico para debater sobre o assunto.

Neste ano, o evento conta com apresentação do Carrefour, Master Bradesco e Coca-Cola, patrocinadores BNDES, Correios, Banco do Brasil, Vivo e Ambev, e apoio da ACNUR-ONU, APP – Associação dos Profissionais de Propaganda, Câmara Alemã de Comércio, CDES – Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável da Presidência da República, Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+ e Empresas, IBP – Instituto Brasileiro de Petróleo, IBRAC – Instituto Brasileiro de Estudos da Concorrência, Consumo e Comércio Internacional, Movimento Mulher 360.

Crédito da foto: Freepik

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *