Com mais de 2 milhões de mulheres empreendedoras, Brasil ocupa 7ª posição no ranking mundial de vendas diretas
As mulheres são responsáveis por 60% de todo o setor
Em celebração ao Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, comemorado nesta terça-feira, 19 de novembro, a Brasil Cacau, uma das marcas líderes em chocolate no Brasil, traz análises que reforçam a importância do trabalho autônomo para a emancipação econômica de mulheres brasileiras.
Diante de um mercado de trabalho formal restritivo, com uma série de responsabilidades familiares, o empreendedorismo se apresenta como um caminho que une flexibilidade e independência financeira. Para mulheres revendedoras, essa modalidade oferece uma solução prática para a geração de renda e enfrentamento dos desafios em conciliar carreira e vida pessoal.
Dados de um levantamento do SEBRAE (2022) revelam que as mulheres representam 34% dos donos de pequenos negócios no Brasil, e, de acordo com o GEM (Global Entrepreneurship Monitor), o Brasil é o sétimo país com maior número de empreendedoras no mundo. Esse panorama é ainda mais expressivo entre mulheres de classes menos favorecidas, para as quais o trabalho autônomo surge como uma saída viável para escapar de dificuldades financeiras e reduzir a dependência de empregos formais.
Outro estudo recente do Instituto Rede Mulher Empreendedora (IRME) aponta que 77% das mulheres empreendedoras no Brasil iniciaram suas jornadas no empreendedorismo após a maternidade, e a maioria iniciou seu negócio por necessidade, em busca de maior equilíbrio entre as finanças, vida profissional e pessoal. Muitas delas aderem ao setor de vendas diretas e revenda de produtos, que tem um histórico de acolher profissionais através da flexibilização de horários e uma estrutura de apoio que facilita a entrada no mercado.
As vendas diretas, especialmente em setores como cosméticos, alimentos e produtos de limpeza, têm se consolidado como uma importante alternativa de geração de renda, oferecendo oportunidades para mulheres de todas as idades e realidades. Segundo a ABEVD (Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas), o mercado de revenda movimentou cerca de R$ 47 bilhões em 2023, com as mulheres representando 60% da força de trabalho do setor. O empreendedorismo feminino é, portanto, um reflexo da força e resiliência das brasileiras, que buscam alternativas econômicas para crescerem profissionalmente.
De acordo com a CVA Solutions, empresa de pesquisa de mercado, o setor de alimentos e bebidas representa 7,1% dos produtos e serviços mais vendidos pelo modelo de vendas diretas. Nesse cenário, a Brasil Cacau, se destaca por seu programa de revenda, que tem sido essencial para a geração de renda de milhares de brasileiros, especialmente mulheres.
De acordo com Graziella Falotico, Diretora Executiva da Brasil Cacau, a marca busca capacitar suas revendedoras com uma estrutura completa de apoio para impulsionar o crescimento pessoal e financeiro através do empreendedorismo. “A Brasil Cacau acredita profundamente no potencial transformador do empreendedorismo na vida das mulheres brasileiras. Nosso compromisso é fornecer suporte integral, desde comissionamento competitivo até materiais de divulgação, para que cada revendedora tenha as ferramentas necessárias para prosperar em seu negócio,” afirma Graziella.
Ela acrescenta que o programa de revenda da Brasil Cacau foi projetado para facilitar o caminho de quem busca aumentar sua renda de forma flexível. “Com comissionamento atrativo, kits iniciais e um portfólio de produtos de desejo, nossos revendedores têm a chance de alcançar uma renda extra que pode chegar a R$ 5 mil por mês no fim do ano, garantindo assim um impacto positivo em suas vidas e em suas famílias,” destaca a executiva.
R$ 5 mil de renda extra no fim do ano
Para os revendedores, o final do ano é a oportunidade de garantir um 13º extra. A Brasil Cacau, oferece uma cartela de chocotones, entre outros produtos, irresistíveis e capazes encantar os consumidores para aumentar o faturamento de seus revendedores e registra uma tendência de renda que pode alcançar até R$ 5 mil por mês entre novembro e dezembro.
A marca ainda está promovendo duas campanhas nesta época festiva para movimentar seu canal de revenda. Entre elas, está a bonificação de um panettone de 130g – uma novidade da marca em 2024 – para novos revendedores que realizarem uma compra acima de R$ 500, até 30 de novembro. A outra oportunidade, que ocorrerá entre novembro e dezembro, é a chance de concorrer a prêmios, incluindo speakers Alexa, smartwatches, e uma moto zero km para o primeiro colocado, entre os 10 revendedores que acumularem pelo menos R$ 5.000 em compras durante estes dois meses.