Mais de 100 páginas falsas são criadas por dia para aplicar golpes na Black Friday

Mais de 100 páginas falsas são criadas por dia para aplicar golpes na Black Friday

Número pode triplicar até dia 29 de novembro

O número de golpes cibernéticos vem crescendo de forma ainda mais acelerada no Brasil e no mundo. Diversos fatores, entre eles o uso da Inteligência Artificial (IA), a falta de proteção e conscientização dos usuários finais têm contribuído para o aumento desses crimes, que se tornam mais sofisticados a cada dia. Uma recente pesquisa do Instituto DataSenado, mostra que os golpes digitais vitimaram 24% dos brasileiros com mais de 16 anos nos últimos 12 meses. São mais de 40,85 milhões de pessoas que perderam dinheiro em função de algum crime cibernético, como clonagem de cartão, fraude na internet ou invasão de contas bancárias.

Com a aproximação da Black Friday, esses números tendem a disparar. Um estudo da Redbelt Security, consultoria brasileira especializada em cibersegurança, sobre o volume de páginas falsas em atividade hoje no país com foco em Black Friday, mostrou que mais de 100 páginas falsas são criadas diariamente por cibercriminosos para enganar consumidores durante o período de compras. “Essas páginas simulam o layout de portais de grandes redes varejistas, plataformas de viagens, entre outras, atraindo usuários despreparados”, alerta Eduardo Lopes, CEO da companhia.

Segundo ele, entre os dias 17 de outubro e 4 de novembro, foram detectadas 1.296 novas páginas fraudulentas. Somente entre 31 de outubro e 4 de novembro, foram identificadas 533 páginas falsas adicionais, representando uma média de 106 a 107 páginas criadas por dia. “Até a data da Black Friday, em 29 de novembro, o número de páginas falsas criadas diariamente pode até triplicar, considerando o aumento significativo observado nos últimos dias”.

Para se proteger, Lopes dá algumas dicas de segurança:

– Verifique a URL do site: se há um cadeado ao lado, que mostra se ele possui certificado. O próprio browser informa se o site é ou não é seguro. Além disso, é importante verificar o próprio endereço na barra do navegador. Se não for o site oficial da loja, é sinal de phishing.

– Cheque a qualidade das imagens: em sites fraudulentos, as imagens costumam ser inferiores. Repare se elas estão pixalizadas. Sites oficiais não apresentam esse tipo de problema.

– Cuidado com o apelo: evite promoções que passam urgência para o usuário. “Clique agora, senão você vai perder!”, “Só hoje!”. Mensagens assim costumam ser uma tática de engenharia social para levar a pessoa a clicar sem pensar muito.

– Desconfie de promoções milagrosas: se o preço de uma geladeira específica custa R$ 3 mil e o anúncio promete um preço muito abaixo, desconfie, mesmo sendo Black Friday. O ideal é pesquisar no Google a média de preço do produto que você está querendo adquirir e comparar se o anúncio que você está vendo não é um golpe.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *