5 dicas para ajudar empresários que pretendem vender para o governo em 2025

5 dicas para ajudar empresários que pretendem vender para o governo em 2025

Portal de Compras Públicas ensina empreendedores a participarem de processos licitatórios para aumentar faturamento

O mercado de compras públicas é um setor que precisa estar no radar dos pequenos e médios empreendedores. Isso porque essa ainda é uma das áreas menos exploradas pela iniciativa privada. De acordo com dados do Ministério da Economia de 2019, mais de R$ 900 bilhões foram movimentados em licitações naquele ano. O valor corresponde a 12% do PIB brasileiro registrado no período.

“O número representa menos de 3% dos CNPJs ativos no Brasil. Isso mostra o quanto esse ainda é um setor pouco explorado pelas empresas brasileiras”, aponta Leonardo Ladeira, CEO e cofundador do Portal de Compras Públicas, govtech que nasceu com o objetivo de aproximar a iniciativa privada das necessidades de compras dos entes públicos.

De olho neste cenário e com o propósito de auxiliar pequenos e médios empreendedores nesse mercado, o CEO da govtech, elenca 5 dicas para ajudar empresários que pretendem concorrer às licitações:

  1. Leia atentamente ao edital e verifique a documentação: Antes de tudo, é recomendável que o empreendedor leia atentamente ao edital e verifique se a documentação da sua empresa está em dia para participar daquele processo e se não há pendências tributárias ou legais.
  2. Estude as diferentes modalidades: A nova lei de licitações e contratos prevê que a modalidade de licitação seja definida de acordo com o objeto da contratação. Dessa forma, os empreendedores devem entender se a sua empresa oferece serviços ou produtos dentro do enquadramento exigido. De acordo com a lei nº 14.133/21, as modalidades são: Concorrência: utilizada para a contratação de bens e serviços especiais (bens e serviços que não são comuns), obras e serviços comuns de engenharia e obras e serviços especiais de engenharia; b) Concurso: utilizado para a escolha de trabalho técnico, científico ou artístico; c) Leilão: utilizado para a alienação de quaisquer bens móveis e imóveis, independentemente do valor; d) Pregão: obrigatório no caso de bens e serviços comuns; e) Diálogo competitivo: nova modalidade de licitação que será utilizada para situações complexas que exigem soluções inovadoras ou tecnológicas.
  3. Entenda a demanda do governo: Entender como cada órgão utiliza os processos de licitação é um diferencial para os empreendedores que desejam participar do processo de compras públicas. Uma dica nesse sentido é de observar o histórico de compras do órgão e das licitações anteriores realizadas. Isso irá ajudá-lo na preparação da proposta.
  4. Avalie a capacidade da empresa: Avaliar as oportunidades também é outro ponto crucial. Afinal, a empresa precisa entender se têm a capacidade de atender às demandas do ente comprador, bem como o estoque necessário se for uma compra de itens comuns.
  5. Se mantenha atualizado e atento aos comunicados: Se manter atento aos comunicados e atualizações é fundamental. Assim o fornecedor não corre o risco de perder informações importantes após a realização do processo de licitação.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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