BB Previdência celebra 30 anos e investe no relacionamento com clientes

BB Previdência celebra 30 anos e investe no relacionamento com clientes

Empresa supera R$ 9 bilhões em gestão de ativos

BB Previdência, braço de previdência complementar fechada do Banco do Brasil (BB), celebra 30 anos em 28 de dezembro de 2024, comemorando várias conquistas ao longo de sua história. Neste ano, consolidou as bases para superar R$ 9 bilhões em ativos sob gestão, como resultado do seu plano de expansão em segmentos do mercado nos quais já lidera, mas, especialmente, por definir como foco estratégico de atuação a elevada qualidade no relacionamento com clientes e participantes.

“O time está muito afinado, inspirado e tem captado todas as boas oportunidades no mercado, levando a instituição à liderança em vários segmentos. Porém, a BB Previdência tem dedicado especial atenção ao relacionamento com os clientes e participantes, pois eles são a nossa grande referência. Ter excelência no atendimento é o que pavimenta e torna possíveis os planos de expansão”, diz Sandro Grando, Diretor-presidente da BB Previdência.

Em 2024, conforme Grando, a entidade reforçou investimentos em tecnologia, canais de comunicação, recursos humanos e treinamento dos colaboradores, além de mecanismos de governança e compliance, para oferecer aos patrocinadores, instituidores e participantes atendimento eficaz, ágil e com a segurança que a atividade requer. Medidas fundamentais também, ele afirma, para assegurar a implementação dos projetos de crescimento, assim como a fidelização e retenção de clientes, especialmente, em um mercado de alta competitividade, como é o de previdência complementar.

Ao final deste ano, a BB Previdência contabiliza mais de 262 mil participantes nos 42 planos que administra. “Nesta última década, a instituição se consolidou como uma das mais importantes do setor de previdência complementar fechada do País, por sua responsabilidade, eficiência na administração dos recursos e rentabilidade acima das metas que favorecem a poupança dos participantes que confiam à entidade a realização de seus planos de longo prazo, e uma aposentadoria mais tranquila”, ressalta Grando.

Nos últimos doze meses até outubro, o retorno consolidado dos planos administrados pela BB Previdência atingiu 9,03%, superando a meta estabelecida na sua Política de Investimentos, de 8,88%, o correspondente ao INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) + 4,10% ao ano. Já a rentabilidade dos últimos dez anos até outubro foi de 165%, acima dos 157% da mediana das entidades de previdência complementar fechada e dos 142% do CDI.

Liderança em entes federativos

O planejamento de 2024 incluiu continuar avançando consistentemente no segmento de mercado no qual a instituição já é líder, o de entes federativos. A BB Previdência tem 286 governos estaduais e municipais na carteira BBPrev Brasil, o plano criado pela entidade para atender a essa demanda a partir da Reforma da Previdência de 2019. O número é 635% maior quando comparado aos 39 entes computados ao final de 2021.

“A empresa, que já crescia exponencialmente nesse segmento, avançou ainda mais na conquista de novos entes federativos, que é um mercado com grande potencial.” Somente em 2024, a BB Previdência conquistou 32 entes e aguarda o resultado de mais três processos em andamento. Dados do Ministério da Previdência Social mostram o tamanho desse mercado: quase 1,5 milhão de servidores de mais de 2 mil governos estaduais e prefeituras que precisam atender às novas normas.

Grando observa que o plano de expansão da BB Previdência vai além de crescer mais neste segmento. “O planejamento é expandir no setor público como um todo. E a solidez, capilaridade e apoio do Banco do Brasil têm sido fundamentais para isso.” O Diretor-Presidente ressalta também que a entidade não deixa de buscar oportunidades em empresas privadas, associações de classes e cooperativas, entre outras instituições.

Outro canal que vem sendo bastante explorado, complementa Grando, é o Pense Futuro, plano para parentes de até terceiro grau dos participantes, uma das modalidades que mais crescem no mercado previdenciário complementar, bem como a atração de novos recursos por meio do programa de portabilidade. “Mas a principal finalidade é, acima de tudo, atender bem aos atuais patrocinadores, instituidores e participantes, que confiam e depositam seus planos futuros, há três décadas, nas mãos da BB Previdência”, enfatiza Grando.

Marca comemorativa

Para celebrar os 30 anos de fundação, a BB Previdência lança um selo e uma logomarca comemorativa, criados pelos próprios colaboradores. Em meados de 2024, a instituição organizou um concurso cultural para que os funcionários pudessem participar ativamente desse momento marcante com sugestões para o selo e o logo. O selo vencedor é uma nuvem com as palavras que mais identificam os principais valores da empresa nestes 30 anos de atuação no mercado previdenciário brasileiro.

BB Previdência 30 anos, em números

O primeiro bilhão em patrimônio: 2006 – R$ 1,07 bilhão

Grande salto em patrimônio: 2015 – R$ 4,15 bilhões ante R$ 2,57 bilhões em 2014

Patrimônio mais que dobrou na última década

2015 – R$ 4,15 bilhões

2024 – expectativa de + de R$ 9,0 bilhões

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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