Crescimento no setor de shoppings centers paranaense impulsiona aumento de 7,2% no Ventura Shopping

Crescimento no setor de shoppings centers paranaense impulsiona aumento de 7,2% no Ventura Shopping

Pesquisa da Abrasce aponta que o Paraná responde por 6% da área bruta locável nacional e tem investido em inovações para engajar o público

O setor de shopping centers no Brasil apontou sinais de crescimento robusto em 2024. Em plena expansão, o mercado do varejo apresenta resultados consistentes e promissores. Segundo dados da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), o Brasil conta atualmente com 665 shoppings centers, distribuídos pelas cinco regiões do país. No último ano, o setor bateu um novo recorde de faturamento, com negócios superiores a R$ 200 bilhões, o que representa um aumento de 3,6% em relação a 2023.

Ainda segundo a Abrasce, o Sul do Brasil se destacou no último trimestre de 2024, com um aumento de 3,1% nas vendas. A pesquisa também revelou que 6 em cada 10 paranaenses visitaram um shopping no último ano. Alinhado a esse crescimento, o Ventura Shopping, localizado em Curitiba, apresentou um aumento de 7,2% nas vendas em relação a 2023. “Esses números consolidam um setor impulsionado por estratégias de diversificação de serviços e investimentos em novos empreendimentos.  Além de focar em inovações, os shoppings evoluíram para destinos de lazer que oferecem muito mais que vitrines e promoções”, afirma o superintendente do Ventura Shopping, Matheus Vitti de Aguiar.

Com um mix consolidado em moda, gastronomia, serviços que conta com cerca de 200 operações, incluindo sete lojas âncoras, 20 opções de fast-food, cinco salas de cinema Cinesystem, o Ventura Shopping vem se tornando um grande centro de entretenimento e bem estar com três novas operações: boliche, a mais moderna operação da rede PHD Academias e a maior pista de kart indoor de Curitiba. “Tivemos 47 novas operações no espaço em 2024. Nosso foco está em proporcionar facilidades para melhor qualidade de vida, com uma experiência completa de compras, diversão e entretenimento e saúde, declara Matheus.

Nos últimos quatro anos, o Ventura Shopping passou por transformações positivas, com a abertura de uma média de 50 novas operações por ano. “Nesse período, os lojistas do empreendimento alcançaram crescimento nas vendas acima da inflação, o que contribui para a saúde financeira das operações e atrai novos lojistas. Com a consolidação dessas tendências, temos observado crescimento do interesse dos clientes, confirmado pelo aumento no fluxo de veículos e pessoas”, finaliza o superintendente.

Para 2025, a expectativa é de muitas novidades e a continuidade do crescimento. Novas operações, atrações, eventos e exposições estão previstos para o espaço.

Crédito da foto: Marcel Rodrigues

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *