Empresários paranaenses são eleitos pela Forbes Under30 como jovens mais promissores do Brasil

Maria Clara Rocha, Maria Fernanda Canizares e Raphael Koyama entraram para seleta lista da renomada revista Forbes por trajetória empreendedora com a rede londrinense MTG Foods
Os empreendedores londrinenses Maria Clara Rocha, Maria Fernanda Canizares e Raphael Koyama, sócios à frente da MTG Foods – maior rede de delivery e take away de comida japonesa e poke do sul do Brasil, com as operações Matsuri to Go, Mok the Poke e o restaurante presencial Matsuri, entraram para a seleta e tradicional lista da Forbes Under30, que elenca os jovens mais promissores do Brasil com até 30 anos de idade.
Os três empresários foram selecionados na categoria Varejo e E-Commerce a partir da trajetória do trio que comanda 50 unidades pelo Brasil e gerencia mais de 60 mil pedidos mensais de delivery, o que garantiu à MTG Foods um faturamento de R$70 milhões em 2024.
“Eu lembro quando eu, meu pai e minha mãe vendemos nosso apartamento para honrar com a rescisão dos colaboradores dos restaurantes fechados na pandemia. De quando chamei a Maria Fernanda para estruturar nossa indústria, mas via ela enchendo cada frasco de shoyu com uma jarra, nos fundos da casa. De quando a Maria Clara deixou sua carreira como engenheira para conduzir o Mok The Poke, que ela mesma tinha fundado no contraturno. Tudo isso valeu a pena, pois agora nossa dedicação garantiu esse reconhecimento como Under30 da Forbes. Ele também é um reconhecimento aos meus pais que fundaram a marca e sem eles nada disso teria acontecido”, afirma Raphael Koyama, CEO da MTG Foods.
Para Maria Clara, o sentimento de insegurança do início deu lugar a uma sensação de alegria consigo mesmo. “Quando fundei o Mok the Poke em 2022, estava muito incerta sobre o futuro da operação. Tinha medo de dar errado, de prejudicar minha relação com o Raphael, de abandonar uma carreira consolidada. Mas aprendi ao longo desses anos a confiar mais em mim, no meu potencial e ter pessoas ao nosso redor que nos ajudem a atingir nossos objetivos. Estar nessa lista nos faz perceber que estamos no caminho certo”, ressalta Maria Clara.
Já Maria Fernanda Canizares afirma que o reconhecimento da Forbes Under30 é uma consequência do trabalho realizado desde 2020, com o ápice da pandemia. “Estamos falando de uma marca que nunca tinha atuado no delivery antes de 2020 e que se tornou hoje uma referência nesse modelo de operação no Brasil. Mas tudo isso só foi conquistado graças à dedicação não só de nós três, mas de todos os colaboradores, de todos os departamentos, que se esforçam diariamente para garantir que o nosso cliente tenha uma experiência em sua casa tão boa quanto em um restaurante. O sentimento é de gratidão por fazer parte dessa história”, ressalta Maria Fernanda.
Superação
A história da rede MTG Foods não é a simples trajetória de uma empresa, “é a história de um filho que salvou a vida dos pais”, diz Claudio Koyama. O negócio da família Koyama tinha acumulado quase R$5 milhões em dívidas durante a pandemia. Foi diante desse desafio que Raphael Koyama decidiu administrar os restaurantes da família. “O Raphael fez a gente renascer das cinzas, como uma fênix. Ele deu a vida novamente para a gente” complementa Claudio Koyama, fundador da marca e pai de Raphael.
Em 2003, Cláudio e sua esposa Emiko criaram o restaurante Matsuri em Londrina, que se tornou a maior referência em gastronomia asiática da região, expandindo para três unidades e um modelo de contêiner. No entanto, o negócio Koyama passou a operar no vermelho por causa de problemas. “Fechamos as portas na época da pandemia e foi tudo muito estressante. Em 2020, tive início de depressão e foi quando o Raphael assumiu a direção”, relata Cláudio.
Adotando o delivery como novo modelo de negócios, nasceu o Matsuri To Go. Mas o que a família Koyama não imaginava é que, quatro anos depois, a rede passaria a atender milhares de clientes ao mês. “Meus pais sempre foram muito trabalhadores, bons de cozinha e também de atendimento, mas tiveram dificuldades em manter uma gestão eficiente, o que é muito comum em negócios familiares. Então, como eu tinha o conhecimento necessário, precisava ajudar a minha família. Desistir não era uma opção”, afirma Raphael.
Em 2022, o Matsuri to Go ganhou um irmão, o Mok the Poke, criado pela esposa de Raphael, Maria Clara Rocha. Apoiado nas tendências de comidas saudáveis e práticas, a nova operação rapidamente se tornou um sucesso, contribuindo para o crescimento da rede MTG Foods. Em 2023, o restaurante presencial Matsuri foi reaberto em Londrina. “Foi um marco emocionante para nós, pois foi um sinal que estávamos finalmente superando os problemas do passado”, destaca Raphael.
Para 2025, os planos são ambiciosos: a rede pretende aumentar o faturamento com a abertura de novas operações Matsuri To Go e Mok The Poke, além do lançamento de novas marcas. “Estamos muito animados com o que ainda há de vir e temos nos planejado muito para isso. E nada melhor do que começar o novo ano como integrantes da Forber Under30, um reconhecimento que sempre foi nosso sonho alcançar”, finaliza Raphael.