6 dicas para adaptar o seu negócio e conquistar novos consumidores em 2025

6 dicas para adaptar o seu negócio e conquistar novos consumidores em 2025

Adaptar o estabelecimento para atender às expectativas e necessidades dos consumidores é essencial para se destacar no mercado

Com a chegada de um novo ano, a oportunidade de atrair novos consumidores e fidelizar os existentes é ainda maior. As novas gerações, como a Geração Z e Alpha que representam uma parcela significativa da população economicamente ativa, valorizam experiências personalizadas, práticas sustentáveis e inovadoras, além de estarem totalmente imersas na cultura digital.

Um estudo da YPulse revelou que apenas 46% dos jovens entre 18 e 24 anos iniciam suas buscas no Google, enquanto 21% preferem o TikTok para encontrar informações. Essa mudança reflete uma tendência mais ampla de integração entre entretenimento e consumo, em que plataformas de mídia social não são apenas para passar o tempo, mas desempenham um papel informativo importante.

Por isso, adaptar o estabelecimento para atender às expectativas e necessidades desses consumidores é essencial para se destacar no mercado. Então, que tal pensar em estratégias para simplificar e otimizar a experiência de compra?

Isso inclui investir em digitalização do atendimento, como pagamentos por aplicativos ou aproximação, no caso do PDV, programas de fidelidade e presença ativa nas redes sociais.

“A Alelo cria constantemente oportunidades de negócios, por meio de suas soluções, que apoiam os empreendedores de diversos portes em seus desafios diários em promover experiência e experimentação aos seus clientes de todas as gerações. Um exemplo recente, foi o lançamento do pagamento digital por aproximação na Carteira do Google por meio do Google Play. Dessa forma, os usuários Alelo podem acessar os benefícios dos cartões da empresa por meio da plataforma para Android”, explica Julio Plum, diretor de CX da Alelo, empresa de benefícios, incentivos e gestão de despesas corporativas e líder no setor.

Além disso, práticas de sustentabilidade como a oferta de ecopontos, recipientes para descarte de óleo e outros materiais também podem melhorar a imagem do seu negócio para essas pessoas.

“Uma dica valiosa é manter-se atento às tendências de consumo, antecipando as necessidades desses novos públicos. Este é o caminho para posicionar o seu estabelecimento de forma estratégica e conquistar a fidelidade desses clientes”, afirma Plum.

Pensando nisso, Julio Plum separou mais seis dicas para os empreendedores:

1. Invista na Digitalização do Atendimento

  • Configure um perfil profissional no WhatsApp Business com informações claras e um catálogo atualizado com preços e produtos disponíveis;
  • Adote chatbots para responder rapidamente a dúvidas e oferecer atendimento 24/7;
  • Ofereça pagamentos por aproximação e via aplicativos para facilitar o dia a dia do cliente, especialmente os das novas gerações.

2. Fortaleça sua Presença nas Redes Sociais

  • Utilize uma linguagem jovem e autêntica, criando conteúdos que reflitam os valores da sua marca, valorizando seus produtos;
  • Interaja ativamente com o público por meio de enquetes, stories e lives em suas plataformas digitais;
  • Publique vídeos mostrando os bastidores e promovendo seus produtos com periodicidade minimamente semanal.

3. Aposte na Sustentabilidade

  • Implante iniciativas como ecopontos para coleta de recicláveis, pilhas e baterias, além de pontos de hidratação para pets;
  • Use embalagens ecológicas e promova ações de impacto ambiental positivo, como canudos biodegradáveis e embalagens de papel;
  • Comunique essas práticas de forma criativa, que provoque engajamento nas redes sociais.

4. Personalize a Experiência do Cliente

  • Treine sua equipe para oferecer um atendimento humanizado e empático, atento às necessidades do cliente;
  • Esteja atento às preferências dos clientes e ajuste suas ofertas de acordo com a demanda e sazonalidade (dias mais frios ou mais úmidos, por exemplo).

5. Maximize sua Visibilidade Online

  • Atualize regularmente seu perfil no Google Meu Negócio com fotos, datas e horários de funcionamento, além de cadastrar o perfil do Instagram na bio do empreendimento;
  • Incentive avaliações de clientes satisfeitos colocando o QR Code do negócio em mini toten no balcão de pagamento;
  • Responda aos feedbacks concedidos no perfil da sua página com atenção e personalização;
  • Garanta que seu negócio seja facilmente encontrado por consumidores locais fazendo o tagueamento adequado.

6. Estimule a Fidelização

  • Crie promoções sazonais exclusivas para o verão, ou para semanas de feriado, como Carnaval, aniversário da cidade e outros, oferecendo descontos ou brindes para os clientes que interagirem com a ativação;
  • Incentive a repetição de compras com benefícios cumulativos, como cartão fidelidade e outros.

Mas por que adaptar seu negócio agora? O verão é uma estação de alta movimentação nas ruas, o que leva ao aumento do consumo fora de casa. Integrar inovação, sustentabilidade e atendimento personalizado ao seu negócio pode ser o diferencial para atrair as novas gerações, que buscam marcas alinhadas aos seus valores, como experiências de compra personalizadas, ações ecologicamente sustentáveis e de impacto social.

 

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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