Fusões e Aquisições movimentam mercado de seguros

Fusões e Aquisições movimentam mercado de seguros

Nos últimos dois anos foram registradas pelo menos 44 transações de M&A envolvendo seguradoras e corretoras de seguro no país

O mercado brasileiro de seguros tem experimentado um aumento significativo nas atividades de fusões e aquisições (M&A) nos últimos anos, impulsionado principalmente pelo crescimento robusto do setor. Entre janeiro de 2023 e novembro de 2024 foram registradas pelo menos 44 transações de M&A no país, segundo levantamento da Redirection International, especializada em assessoria de fusões e aquisições. Os dados levam em consideração as operações anunciadas ao mercado e que envolveram players estratégicos e financeiros, nacionais e internacionais, com produtos tradicionais e soluções digitais para o setor.

Segundo o levantamento, os principais fatores que estimulam o ambiente de negócios no segmento são o avanço tecnológico, as mudanças regulatórias e um ambiente econômico dinâmico. “Nos últimos anos, o setor de seguros no Brasil tem registrado uma busca constante por crescimento sustentável, inovação e consolidação, com destaque para a integração vertical e a formação de parcerias estratégicas. A atividade de fusões e aquisições, aliada ao aumento da demanda por soluções de seguros especializadas, continuará a ser um motor importante para a transformação do setor”, destaca o economista Adam Patterson, sócio da Redirection International e um dos responsáveis pelo estudo.

Crescimento

Ele lembra que a demanda crescente nos segmentos de seguros de saúde, de vida e patrimoniais, além do aumento dos investimentos em soluções tecnológicas, tem alavancado o mercado de seguros no Brasil, que fechou o primeiro semestre de 2024 com crescimento de 15,3% e arrecadação em torno de R$ 209 bilhões, segundo informações da Superintendência de Seguros Privados (Susep). Além disso, uma proporção significativa da população brasileira ainda não tem produtos de seguro, com somente 17% da população possuindo seguro residencial, por exemplo, segundo a Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg).

Quanto à atividade de M&A, o levantamento da Redirection International aponta que os players do setor estão cada vez mais focados em estratégias de consolidação, com grandes corretoras e seguradoras buscando negócios para construir plataformas de serviços mais abrangentes e ampliar sua cobertura geográfica.

Entre as transações de M&A recentes registradas no país está a aquisição, anunciada no início de dezembro, da APR Seguros pela MDS Brasil que, em maio, já havia adquirido a D’Or Consultoria, corretora de seguros da Rede D’Or. “Globalmente, perto de dois terços dos executivos de seguradoras têm apetite por fusões e aquisições de acordo com dados da KPMG. Neste sentido, o mercado também observa um aumento de operações envolvendo players internacionais no mercado brasileiro”, afirma Adam Patterson.

Outro fator que impulsiona as atividades de M&A no setor, segundo o levantamento, é digitalização e a busca por soluções mais eficientes e personalizadas. “O surgimento das insurtechs – startups voltadas ao mercado de seguros – mudaram a forma como as seguradoras interagem com os clientes, levando as empresas tradicionais a buscarem soluções inovadoras por meio de aquisições. Ao mesmo tempo, as mudanças regulatórias focadas em aumentar a concorrência têm sido fundamentais, permitindo que empresas menores surjam e criando oportunidades de consolidação e escala”, ressalta Adam Patterson. “As fusões e aquisições, especialmente com foco na diversificação de portfólio, expansão em novos segmentos, venda de ativos não ‘core’ – como por exemplo da Dasa e Caixa Econômica – devem seguir em alta em 2025, à medida que o setor realiza a integração de transações passadas, avalia o cenário para novos movimentos e se prepara para enfrentar novos desafios e aproveitar as oportunidades no mercado”, complementa.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *