BPO Financeiro deve crescer em mercados emergentes

Solução pode ser benéfica para negócios de diferentes setores e portes
Business Process Outsourcing Financeiro. Apesar do nome complicado, a solução, que ganhou a sigla BPO Financeiro, tem crescido de maneira significativa em todo o mundo. De acordo com um estudo feito pela Associação Brasileira de Provedores de Serviço de Apoio Administrativo (Abrapsa), houve um crescimento de 55% no número de empresas que utilizam algum tipo de BPO, nos últimos 11 anos, no país. Estima-se, inclusive, que cerca de 10% a 15% das empresas de médio e grande porte façam uso de algum tipo de outsourcing financeiro para funções como contabilidade, gestão de fluxo de caixa, contas a pagar/receber, entre outros.
A terceirização de processos financeiros é ainda mais disseminada entre empresas multinacionais e grandes corporações. No entanto, empresas de médio porte também estão se beneficiando dessa prática. O mercado aponta, que cerca de 70% das empresas globais utilizam alguma forma de outsourcing para processos financeiros.
De acordo com Silvinei Toffanin, sócio-diretor da Direto Group – empresa de wealth management com quase 30 anos de mercado – empresas localizadas em mercados emergentes devem aderir, cada vez mais, ao BPO Financeiro por conta das várias vantagens para empresas de diferentes tamanhos e setores. Entre os benefícios, o especialista destaca:
1. Redução de custos operacionais: alcançado com a economia de recursos internos, uma vez que a empresa economiza em relação a contratação e treinamento de equipe, investimentos em infraestrutura e tecnologia específicas para o setor financeiro;
2. Acesso a especialistas e tecnologia avançada: ao contratar uma empresa que oferece o serviço de BPO Financeiro, a companhia ganha em competência técnica, visto o nível de qualificação e atualização dos profissionais. As atividades são realizadas com alto nível de precisão e conformidade. Em paralelo, há o benefício em relação ao uso de ferramental técnico igualmente avançado, como ERPs e ferramentas de automação;
3. Foco no core business: ao delegar funções financeiras a uma empresa parceira, a empresa pode concentrar suas energias e recursos nas suas atividades principais em vez de se preocupar com tarefas administrativas ou contábeis;
4. Escalabilidade e Flexibilidade: o BPO Financeiro traz escalabilidade, permitindo que a empresa aumente ou reduza o volume de serviços conforme necessário. Isso é especialmente útil em momentos de crescimento acelerado ou redução de operações. Além disso, empresas de BPO Financeiro se adaptam rapidamente às mudanças no mercado ou no negócio, ajustando os serviços de acordo com a evolução das necessidades da empresa;
5. Conformidade regulatória e redução de riscos: como as empresas de BPO Financeiro têm expertise em manter as práticas financeiras em conformidade com as legislações locais e internacionais, as companhias que utilizam a solução evitam erros e penalidades relacionados ao não cumprimento de normas fiscais e regulatórias;
6. Relatórios e análises mais precisos: com o BPO Financeiro, as empresas têm acesso a relatórios financeiros mais detalhados e precisos, além de serviços de análise, que auxiliam na tomada de decisões mais informadas e estratégicas, melhor aproveitamento e identificação de oportunidades, etc;
7. Redução da complexidade operacional: obtida com a simplificação da gestão e operação da empresa ao centralizar diversas funções em um único parceiro, o que evita a sobrecarga de tarefas internas, com alto nível de qualidade dos processos;
8. Melhor gestão de Fluxo de Caixa: o BPO Financeiro pode melhorar a gestão do fluxo de caixa ao garantir que as contas sejam pagas no prazo e que os recebimentos aconteçam de maneira eficiente, evitando atrasos e melhorando a liquidez da empresa. Além disso, o BPO pode ajudar a projetar fluxos de caixa mais precisos, permitindo que a empresa se planeje melhor para o futuro;
9. Melhor gestão de conflitos e negociações: uma vez que a parceira prestadora do serviço de BPO Financeiro pode auxiliar na gestão de relações financeiras com fornecedores e clientes, ajudando a resolver disputas de pagamentos ou encargos de maneira mais eficiente.
“Esse movimento tem acontecido, incluindo a parte financeira das companhias, devido a crescente busca por eficiência operacional, otimização de processos e especialização, sem que seja necessário ampliar o investimento em grandes equipes internas. A expectativa é de que a adesão continue crescente nos próximos anos, impulsionada pela necessidade de redução de custos e mais agilidade, além de adequação às conformidades fiscais”, finaliza o sócio-diretor da Direto Group.
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