Como traçar metas financeiras e se organizar para alcançá-las

Como traçar metas financeiras e se organizar para alcançá-las

Educador financeiro dá dicas de como ter controle das finanças pessoais para conseguir ter uma relação melhor com o dinheiro

Ter metas financeiras e se organizar para alcançá-las é essencial para ter uma vida mais tranquila e melhorar a relação com o dinheiro. Dados da  Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) a partir dos resultados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, que foram divulgados no final do ano passado, mostram que houve um aumento no percentual de famílias que estão atualmente endividadas Brasil. Esse percentual passou de 76,6% em 2023 para 77% em 2024.

Segundo o educador financeiro, João Victorino, esses dados sobre endividamento servem para reforçar a importância das famílias brasileiras começarem a ter um planejamento financeiro adequado. Tal ação pode ajudar a evitar as dívidas, a partir do momento em que os gastos são organizados e passa-se a ter pleno entendimento dos reais valores e também controle das quantias. Ele explica que o planejamento é o primeiro passo para traçar as metas financeiras.

“Antes de definir o que você pretende realizar com o dinheiro ou o que vai fazer para juntar mais, é fundamental compreender a situação atual das suas finanças. Uma pessoa que sabe o quanto recebe, o quanto gasta e o quanto sobra, tem mais chance de prosperar, pois tem a noção exata da quantia que deve deixar para para emergências e investimentos”, afirma João Victorino .

Após um planejamento financeiro definido e funcionando de forma adequada, é possível traçar as metas financeiras. Foi com base nessa situação que o educador financeiro, João Victorino, elencou três dicas e informações a fim de ajudar a população a se organizar melhor para conseguir alcançar as metas que foram traçadas e não se decepcionar no meio do caminho:

  1. Formalizar as metas: as pessoas tendem a não escrever suas metas ou a fazer um registro muito precário delas. Mudar isso é muito importante para melhorar o atingimento dos objetivos. O ato de registrar as metas e objetivos de maneira detalhada, com cuidado e zelo, cria um sentimento de compromisso maior em relação àquele objetivo que está sendo colocado ali. As pessoas prestam mais atenção às coisas feitas com carinho, com detalhes e com dedicação.
  2. Criar metas factíveis e viáveis: suas metas devem ser desafiadoras e fazer  você avançar na vida, mas é preciso cuidado com as metas arrojadas. Aquelas metas que levam você para “outro patamar”. Pois caso não consiga atingí-las, vai gerar efeito contrário, de desânimo em relação ao planejamento. Enquanto que o atingimento de metas vai te motivar a continuar firme no caminho. Na psicologia, existe o termo “Reforço Positivo”, ou reforço (influência planejada das consequências de um comportamento para aumentar a ocorrência desta resposta), que explica o fenômeno. A alegria por atingir uma meta é recompensa poderosa e não deve ser dispensada.
  3. Celebração: realizar um momento de comemoração da meta atingida é muito importante em nossa cultura, especialmente se esse momento é divido com terceiros. Esse ritual te dá estímulo para continuar e te compromete mais ainda à causa. Você vai celebrar novamente e a pessoa que participa se torna auxiliar no processo por estímulo ou por você se sentir motivado a não decepcionar. Cuidado só para não gastar toda a meta atingida na celebração!

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *