Brechós impulsionam renda e independência financeira para mulheres

Brechós impulsionam renda e independência financeira para mulheres

Segmento de moda circular deve movimentar de R$ 24 bilhões no país em 2025

Nos últimos anos, os brechós deixaram de ser apenas uma alternativa econômica para compras, mas também se transformaram em uma opção de negócio que envolve moda, rentabilidade e sustentabilidade. O que antes era visto como antiquado ou local de roupas sem utilidade, transformou-se em uma potência no mercado que, unida ao consumo consciente, vem transformando o setor e atraindo cada vez mais olhares investidores e as mulheres se destacam nesse segmento. Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de Moda está entre um dos que tiveram destaque no ranking de crescimento do mercado brasileiro de franquias em 2024, com aumento de 8,5% em comparação ao ano anterior.

Para as mulheres esse empreendimento também significa uma forma de empoderamento, permitindo que elas se tornem protagonistas de suas histórias. “Estar à frente de um negócio abre possibilidade para mulheres que buscam uma fonte de renda flexível em um mercado tão promissor. Os brechós oferecem uma oportunidade para gerar renda de forma independente, principalmente em um contexto onde a desigualdade de gênero ainda é uma realidade no mercado de trabalho. Dessa forma, empreender no segmento permite que muitas mulheres assumam o controle de suas finanças”, ressalta Michelle Svicero, especialista em moda e diretora da Release, rede de brechó premium.

De acordo com dados do Boston Consulting Group, em 2024 roupas adquiridas em brechós ocupavam 12% do guarda-roupa dos brasileiros e o número deve aumentar para 20% neste ano, o que representa uma movimentação de R$24 bilhões no país. Para  a empresária, além do aspecto financeiro, os brechós têm um impacto positivo na sociedade e no meio ambiente. “O second hand já é uma tendência global e no Brasil vem se firmando a cada ano. Esse modelo de negócio promove a economia circular, o que reduz diretamente o desperdício têxtil e aumenta o incentivo ao consumo consciente”, destaca a empresária, que atua no setor há mais de 10 anos.

Quem é a Release

Fundada em Bauru (SP), por Michelle Svicero, a Release é uma rede de brechó premium que atua como intermediária entre pessoas que querem vender e as que querem comprar roupas de forma consciente e sustentável, seguindo um perfil feito para mulheres e com conceito único de reinventar o estilo, transformando a moda em um ciclo sem fim. Com previsão de faturamento de R$90 milhões em 2025, a rede prevê fechar o ano com 50 unidades.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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