Crescimento do mercado de gift cards pode alcançar US$ 1,33 trilhões até 2029

Estudo especializado evidencia tendência crescente da usabilidade dos cartões-presente
Segundo um relatório publicado pela Technavio, empresa global especializada em pesquisa de mercado, o mercado global de cartões-presente crescerá em US$ 1,33 trilhões até 2029. A expectativa é que ele continue crescendo cada vez mais, especialmente pela influência de fatores como o aumento das transações digitais, acessibilidade à internet e a crescente popularidade das compras online.
Nesse cenário de mudanças digitais, o estudo aponta que os gift cards se tornaram um método de pagamento popular entre as pessoas e uma boa opção de presente, sendo utilizados principalmente em ocasiões especiais, aniversários e datas comerciais. Ao longo dos anos, os cartões-presente mudaram a maneira como o amor, gratidão e cuidado são demonstrados: segundo pesquisa realizada com 3.274 pessoas pela BHN Brasil, empresa líder na distribuição de cartões-presente, 97% dos entrevistados consideram o produto um presente atencioso.
Os dados do relatório da Technavio, publicado no fim do ano passado, estimam que o mercado de gift cards crescerá mais que 15,4% ao ano, fomentado pelo crescimento do e-commerce e pela crescente popularidade das opções de circuito aberto (open-loop), cartão de cobrança de uso geral que pode ser usado em qualquer lugar onde a bandeira do cartão seja aceita.
Tanto o cartão open-loop quanto as opções digitais estão se expandindo no mercado, uma vez que além de oferecerem liberdade de escolha, ganham os consumidores devido à possibilidade de personalização e disponibilidade do produto em várias plataformas e carteiras digitais.
“Percebemos que o que atrai os consumidores é a liberdade e conveniência da opção, especialmente quando pensamos nas gerações mais jovens, como os Millennials e a Geração Z.”, explica Gabriel Mello, diretor comercial da BHN Brasil, empresa líder na distribuição de gift cards no país.
O aumento do interesse dos consumidores pelos gift cards digitais foi nítido nas vendas da BHN Brasil: em 2019, representavam 20% das vendas, enquanto hoje, esse número subiu para 59% e a expectativa é que nos próximos três anos passe a representar 85%. A adoção de transações sem dinheiro físico, programas de fidelidade e pagamentos digitais têm acelerado o crescimento desse mercado.
Fidelização
Além disso, as empresas estão utilizando gift cards para fidelizar e incentivar clientes ao longo de toda a jornada de compra. Segundo pesquisa mais recente da BHN Brasil, 48% das companhias utilizam a ferramenta como incentivo para fazer compras específicas, 43% desses, para membros de programas de fidelidade e 42% usam os gift cards como recompensas por experimentar novos produtos ou serviços.
“Nosso objetivo é tornar os gift cards cada vez mais conhecidos e apreciados pelos brasileiros, principalmente como uma opção de presente. Com isso, as pessoas poderão aproveitar ao máximo todas as qualidades e benefícios que o produto oferece a quem presenteia e a quem é presenteado”, finaliza a executivo.