Crescimento do mercado de gift cards pode alcançar US$ 1,33 trilhões até 2029

Crescimento do mercado de gift cards pode alcançar US$ 1,33 trilhões até 2029

Estudo especializado evidencia tendência crescente da usabilidade dos cartões-presente

Segundo um relatório publicado pela Technavio, empresa global especializada em pesquisa de mercado, o mercado global de cartões-presente crescerá em US$ 1,33 trilhões até 2029. A expectativa é que ele continue crescendo cada vez mais, especialmente pela influência de fatores como o aumento das transações digitais, acessibilidade à internet e a crescente popularidade das compras online.

Nesse cenário de mudanças digitais, o estudo aponta que os gift cards se tornaram um método de pagamento popular entre as pessoas e uma boa opção de presente, sendo utilizados principalmente em ocasiões especiais, aniversários e datas comerciais. Ao longo dos anos, os cartões-presente mudaram a maneira como o amor, gratidão e cuidado são demonstrados: segundo pesquisa realizada com 3.274 pessoas pela BHN Brasil, empresa líder na distribuição de cartões-presente, 97% dos entrevistados consideram o produto um presente atencioso.

Os dados do relatório da Technavio, publicado no fim do ano passado, estimam que o mercado de gift cards crescerá mais que 15,4% ao ano, fomentado pelo crescimento do e-commerce e pela crescente popularidade das opções de circuito aberto (open-loop), cartão de cobrança de uso geral que pode ser usado em qualquer lugar onde a bandeira do cartão seja aceita.

Tanto o cartão open-loop quanto as opções digitais estão se expandindo no mercado, uma vez que além de oferecerem liberdade de escolha, ganham os consumidores devido à possibilidade de personalização e disponibilidade do produto em várias plataformas e carteiras digitais.

“Percebemos que o que atrai os consumidores é a liberdade e conveniência da opção, especialmente quando pensamos nas gerações mais jovens, como os Millennials e a Geração Z.”, explica Gabriel Mello, diretor comercial da BHN Brasil, empresa líder na distribuição de gift cards no país.

O aumento do interesse dos consumidores pelos gift cards digitais foi nítido nas vendas da BHN Brasil: em 2019, representavam 20% das vendas, enquanto hoje, esse número subiu para 59% e a expectativa é que nos próximos três anos passe a representar 85%. A adoção de transações sem dinheiro físico, programas de fidelidade e pagamentos digitais têm acelerado o crescimento desse mercado.

Fidelização

Além disso, as empresas estão utilizando gift cards para fidelizar e incentivar clientes ao longo de toda a jornada de compra. Segundo pesquisa mais recente da BHN Brasil, 48% das companhias utilizam a ferramenta como incentivo para fazer compras específicas, 43% desses, para membros de programas de fidelidade e 42% usam os gift cards como recompensas por experimentar novos produtos ou serviços.

“Nosso objetivo é tornar os gift cards cada vez mais conhecidos e apreciados pelos brasileiros, principalmente como uma opção de presente. Com isso, as pessoas poderão aproveitar ao máximo todas as qualidades e benefícios que o produto oferece a quem presenteia e a quem é presenteado”, finaliza a executivo.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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