IA no RH prevê comportamento de funcionários, inclusive de demissão

IA no RH prevê comportamento de funcionários, inclusive de demissão

Tecnologia permite que o RH preveja tendências como saída de talentos, sugira ações personalizadas para desenvolvimento, além de prever reajustes orçamentários

A inteligência artificial (IA) está transformando a gestão de pessoas, oferecendo soluções que vão além da automação para fornecer tomadas de decisões estratégicas. O recém lançado relatório IA for RH, da Distrito, revela que aproximadamente 45% dos entrevistados apontam a área de RH como a segunda principal usuária de IA em suas empresas, perdendo apenas para a área de TI. A pesquisa também aponta que atualmente 33,74% das empresas já estão em processo de implementação de soluções de lA em suas áreas de Recursos Humanos, indicando um avanço concreto e imediato rumo ao uso dessa tecnologia.

A adoção dessa tecnologia tem ajudado o RH em diversas vertentes, desde a redução do tempo de contratação a automatização de processos administrativos, permitindo que os profissionais foquem em atividades mais estratégicas. No entanto, sua utilização também tem perpassado por novos horizontes: a predição de comportamentos dos colaboradores, que impacta diretamente nas decisões orçamentárias das empresas.

Com uma base de dados e uma plataforma integrada, a IA no setor já está sendo utilizada para analisar informações de forma transparente e explicar os fatores que influenciam decisões relacionadas à gestão de talentos e clima organizacional. Um exemplo dessa inovação é o Factorial One, novo produto da startup unicórnio de soluções para gestão e centralização de processos de RH e DP, Factorial.

O Factorial One centraliza em uma única página todo o histórico do colaborador, seja ele administrativo e/ou de desempenho. Com o apoio da inteligência artificial, que permeia diferentes módulos da plataforma de gestão, no Factorial One, o profissional de RH levará segundos para prever comportamentos, como uma possível demissão ou burnout; identificar probabilidades de promoções ou retenção orçamentária e muito mais. Tudo isso, porque a plataforma da Factorial aderiu a IA em seus processos e fornece ao RH insights, relatórios, gráficos e análises prontas, permitindo que a empresa tome decisões rápidas, embasadas e assim, assertivas.

“A aplicação de IA no RH vai muito além da automação de tarefas; trata-se de oferecer aos gestores insights acionáveis que traduzem dados complexos em decisões estratégicas,” afirma Renan Conde, CEO Brasil da Factorial. Ele destaca que, ao identificar os fatores mais relevantes por trás de desafios como turnover ou engajamento, a IA não só otimiza processos, mas também garante maior transparência e fundamentação nas decisões.

Plataformas como a da Factorial utilizam inteligência artificial para prever tendências e oferecer recomendações práticas, desde redistribuição de tarefas e criação de planos de carreira até o desenvolvimento de políticas de comunicação mais claras. “Essas ações têm um impacto direto no negócio: reduzem custos associados à alta rotatividade, aumentam a produtividade e fortalecem o engajamento das equipes, resultando em melhor desempenho financeiro. Isso ajuda a ter um planejamento orçamentário mais consistente e a ter uma previsibilidade de custo mais clara, consolidando o RH como um pilar essencial para a sustentabilidade e competitividade do negócio”, acrescenta o CEO.

A previsão é que esse tipo de tecnologia esteja cada vez mais em uso no futuro. De acordo com dados da pesquisa do Gartner, nomeada Gartner Hype Cycle for HR Technology 2024, até 2025, 60% das organizações corporativas adotarão uma estrutura de IA responsável para sua tecnologia de RH e obterão maior experiência e confiança dos funcionários na organização.

Renan explica que ao incorporar a avaliação de competências no processo de desempenho, a ferramenta da Factorial identifica lacunas de habilidades e recomenda treinamentos específicos para cada colaborador, garantindo um desenvolvimento focado no objetivo da área. A possibilidade de acompanhar o progresso das avaliações em tempo real acelera os ciclos de feedback, promovendo um ambiente de melhoria contínua. Outro diferencial é a funcionalidade de medir a eficácia e a satisfação com os cursos oferecidos, emitindo certificados com padrão ISO, o que traz maior segurança e credibilidade às iniciativas de treinamento.

Para Conde, “estamos caminhando para um momento em que a IA será tão integrada ao RH quanto o e-mail é hoje: algo indispensável e natural”. Ele explica que na Factorial eles estão se preparando para esse futuro com o core de unicidade de dados e automação de processos da plataforma da startup unicórnio. “Estamos criando uma base sólida para que nossa IA evolua de um recurso técnico para um parceiro ativo no dia a dia das empresas. Nosso objetivo é simples: usar a lA para tornar o trabalho no RH mais humano e focado no que realmente importa – ajudar pessoas a crescerem, equipes a se desenvolverem e empresas a alcançarem seus objetivos de forma sustentável. Tecnologias como agentes de IA são potencializadores do potencial humano, e estamos comprometidos em torná-las ferramentas cada vez mais alinhadas com os desafios reais e éticos das organizações”, finaliza o CEO.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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