Mauricio de Sousa define sucessão familiar

Mauricio de Sousa define sucessão familiar

Novidades visam ampliar presença da companhia no audiovisual, streaming e licenciamento

A Mauricio de Sousa Produções (MSP) inicia um novo capítulo em sua história. Pela primeira vez em mais de seis décadas, a companhia passa por um reposicionamento estratégico e adota a marca MSP Estúdios, em um movimento que acompanha as transformações da indústria do entretenimento e busca garantir a expansão da empresa em diferentes plataformas de mídia. A mudança vem acompanhada por uma reformulação na diretoria executiva, que passa a ser liderada por Fábio Junqueira, Marcos Saraiva – neto de Mauricio – e pelos filhos do desenhista, Marina Sousa e Mauro Sousa.

Os novos diretores tiveram papéis estratégicos no crescimento da companhia nos últimos anos. Fábio Junqueira fortaleceu a governança fiscal e comercial, ampliando parcerias e oportunidades de negócio. Marcos Saraiva liderou a expansão digital dos estúdios, impulsionando a marca nas plataformas online, e foi responsável por lançar 23 projetos audiovisuais nos últimos 7 anos. Marina Sousa impulsionou a inovação criativa, conectando o universo de Mauricio de Sousa a novos públicos e formatos. Já Mauro Sousa foi peça-chave na expansão do entretenimento ao vivo, comandando parques, espaços temáticos e espetáculos premiados.

Atualmente, a MSP Estúdios conta com um portfólio de mais de 400 personagens e 200 empresas licenciadas. Nos últimos anos, mais de 20 produções audiovisuais foram lançadas, incluindo conteúdo para streaming, animações e live actions. A marca conta com 29 bilhões de visualizações no YouTube, sendo reconhecida por mais de 93% da população brasileira.

Alice Takeda e Mônica Sousa assumem a posição no Conselho da empresa, atuando como guardiãs da história e dos valores da MSP Estúdios, construídos ao longo de décadas pela obra de Mauricio de Sousa.

Da esquerda para direita: Fábio Junqueira, Mauro Sousa, Mauricio de Sousa, Marina Sousa e Marcos Saraiva, Foto/Cauê Moreno

A nova marca acompanha a história da empresa, cujo centro sempre foram seus estúdios. Nascida na sala de Mauricio de Sousa em 1959, a empresa recebeu o nome de Bidulândia, em homenagem ao cãozinho Bidu, protagonista da primeira tirinha publicada por Mauricio na Folha de S.Paulo, que deu início a sua carreira como desenhista e empresário. Com o tempo, passou a se chamar Mauricio de Sousa Produções, sintetizada mais recentemente pelos fãs na sigla MSP.

Agora à sigla MSP se junta a palavra Estúdios, sintetizando o atual momento da companhia, uma das mais emblemáticas empresas da indústria nacional de mídia e entretenimento. Em seis décadas, mais de 1 bilhão de gibis da Turma da Mônica foram vendidos. A empresa também se destaca pela produção de 1.200 páginas mensais de quadrinhos e pelo volume expressivo de revistas em quadrinhos comercializadas, incluindo 1 milhão de exemplares do Chico Bento em 2024. No audiovisual, entre 2018 e 2024, foram investidos R$ 200 milhões em projetos. A nova marca simboliza este espírito de inovação, mantendo no seu coração o legado de Mauricio de Sousa.

Segundo o fundador e presidente da MSP Estúdios, Mauricio de Sousa, a nova estrutura manterá a missão de contar boas histórias e levar entretenimento de qualidade ao público.

“Tenho plena confiança de que Fábio Junqueira, Marcos Saraiva, Marina Sousa e Mauro Sousa conduzirão a empresa com criatividade e visão estratégica. Com Mônica Sousa e Alice Takeda no conselho, garantimos que a MSP Estúdios seguirá inovando sem perder a essência e crescendo de forma sustentável”, afirma Mauricio.

Junto ao impacto econômico, a MSP Estúdios tem forte atuação em campanhas de interesse social, mantendo parcerias com entidades como ONU Mulheres, UNICEF e WWF-Brasil, reafirmando o compromisso com causas globais e valores fundamentais para a sociedade brasileira.

“A nossa missão sempre foi contar boas histórias e emocionar o público. Agora, expandimos esse sonho para novas plataformas e formatos. É um grande passo para o futuro”, finaliza Mauricio de Sousa, que completará 90 anos em outubro.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *