Mais de 30% dos brasileiros pretendem realizar reformas em imóveis em 2025

Mais de 30% dos brasileiros pretendem realizar reformas em imóveis em 2025

Estudo revela que banheiro e quarto são os cômodos com maior intenção de mudanças

Juntos Somos Mais, joint venture da Votorantim Cimentos, Gerdau e Tigre, atuante na digitalização do setor da construção civil, acaba de divulgar o estudo Construshoppers, que mapeia o comportamento de compra e as preferências dos consumidores no setor de materiais de construção (matcon). A pesquisa, inédita para o segmento, reúne dados sobre os hábitos de consumo, as intenções de reforma e as categorias de itens mais procurados no Brasil, além de apontar para tendências no mercado da construção civil em 2025.

De acordo com o estudo, que foi realizado com o apoio da plataforma de pesquisa online Opinion Box, 33,2% dos entrevistados pretendem realizar alguma obra ou reforma em seus imóveis ao longo deste ano. Entre os que estão planejando essas mudanças, os cômodos com maior intenção de reforma são o banheiro (32%) e o quarto (31,4%), indicando uma busca por mais conforto e funcionalidade nesses ambientes de uso pessoal.

O levantamento trouxe ainda insights relevantes sobre o comportamento das diferentes camadas sociais. As classes D e E demonstraram a maior intenção de reforma para 2025, com 35,5% dessas famílias planejando realizar obras neste ano. Desses, 40% já estão realizando o planejamento financeiro da obra, o que evidencia uma maior conscientização sobre a necessidade de organização financeira antes de realizar investimentos em reformas.

Outro dado que chama atenção é a interesse por tintas, que lideram as intenções de compra de materiais de construção, com 57,7% dos entrevistados afirmando que compraram itens dessa categoria em sua última compra. Em seguida, o cimento (45,5%) e as torneiras (44,7%) aparecem como itens de destaque nas compras de materiais de construção realizadas recentemente pelos consumidores. No top dez dos produtos mais comprados, ainda figuram itens como rejunte (41,1%), chuveiro (40,8%), argamassa (39,9%), elétricos (39,1%), tubos e conexões (36,6%) e areia (34,2%).

O estudo também analisou as principais formas de pagamento para o setor. Embora o PIX tenha sido o meio de pagamento mais popular em 2024, ele ocupa a terceira posição entre os meios mais utilizados para compras de materiais de construção, atrás do cartão de crédito à vista e do parcelado, que lideram as preferências dos consumidores.

Juliana Carsoni, CEO da Juntos Somos Mais, aponta que dados são essenciais para o segmento, que muitas vezes carece de conteúdos que forneçam uma visão completa da jornada de compra. “Para nós é muito importante encabeçarmos uma ação como essa, uma vez que, com esse estudo, lojistas e fabricantes podem antecipar tendências e oferecer exatamente o que os consumidores desejam nesse momento”, diz.

Público da pesquisa

Entre os entrevistados que já realizaram reformas neste ano, cerca de 23,4% fizeram isso inteiramente por conta própria, o que demonstra o crescente interesse por soluções mais autônomas e, por vezes, mais econômicas.

A pesquisa também revelou os principais fatores que influenciam a escolha das marcas. Para 25,9% dos entrevistados, as recomendações de amigos, familiares e conhecidos são o fator mais impactante na escolha de marcas de materiais de construção. A propaganda, por sua vez, desempenha um papel maior entre os homens (11,4%) do que entre as mulheres (7,6%).

Em termos de distribuição geográfica, o estudo Construshoppers abrangeu uma amostra representativa das diferentes regiões do Brasil. A maior parte dos participantes vem da região Sudeste (44%), seguida pela região Nordeste (22%)Sul (16,7%)Centro-Oeste (9,4%) e Norte (7,5%). A pesquisa ouviu mais de mil brasileiros com 25 anos ou mais, sendo a maioria (59%) entre 30 e 49 anos, e com representação de todas as classes sociais, abrangendo tanto responsáveis quanto corresponsáveis pelas decisões de reforma e compra no lar. A margem de erro é de três pontos percentuais.

“O estudo da Juntos Somos Mais fornece uma visão clara e abrangente das tendências para o setor de construção no Brasil em 2025, destacando as intenções de reforma, os produtos mais procurados e os fatores que influenciam as escolhas dos consumidores. Esses dados devem ajudar os lojistas a entenderem melhor o comportamento de compra de seus clientes e a adaptarem suas estratégias para atender à demanda crescente por melhorias e inovações nas vendas”, reforça Juliana.

Crédito da foto: pvproductions/Freepik

 

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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