Mercado imobiliário de Curitiba segue com valorização

Mercado imobiliário de Curitiba segue com valorização

Bairro Cristo Rei é um dos destaques da Capital

Reconhecida por diversos títulos, como cidade modelo, cidade mais inteligente do mundo e capital ecológica do Brasil, Curitiba também se destaca como uma das melhores cidades para se viver. Segundo o estudo “Desafios da Gestão Municipal 2024”, da consultoria Macroplan, a capital ocupa o quinto lugar entre as 100 maiores cidades do Brasil.

O mercado imobiliário reflete essa relevância. De acordo com pesquisa do The Latin Investor, Curitiba está entre as cidades mais procuradas para moradia. O Índice FipeZAP, divulgado pela DataZAP, reforça essa tendência, apontando a capital como a mais valorizada em 2024, com alta de 18%. Na sequência, aparecem Salvador (16,38%), João Pessoa (15,54%), Aracaju (13,79%) e Belo Horizonte (12,53%).

Entre os fatores que impulsionam a valorização do setor imobiliário em Curitiba estão o fácil acesso a escolas, hospitais, supermercados, parques, academias, além de diversos serviços e atrações turísticas.

Para o diretor de Incorporação da GT Building, Marcelo Thá,, os números positivos refletem a excelência da cidade, que se destaca por seus diferenciais e atrai quem busca uma nova moradia. “Curitiba é reconhecida pela inovação e pela alta qualidade de vida, oferecendo fácil acesso a mercados, lojas, universidades, escolas, unidades de saúde e parques. Além disso, incentivos à sustentabilidade garantem um futuro mais verde, impactando positivamente a vida dos moradores”, afirma.

Cristo Rei é destaque

Com ampla infraestrutura, ruas calmas e silenciosas, além de fácil acesso ao comércio e serviços, o Cristo Rei é frequentemente citado como um dos melhores bairros para se viver em Curitiba. Para quem gosta de passeios ao ar livre e ter contato próximo com a natureza, a localização privilegiada permite rápido acesso ao Jardim Botânico, um dos principais cartões-postais da cidade.

Dados levantados pelo Instituto Paranaense de Pesquisa e Desenvolvimento do Mercado Imobiliário e Condominial (Inpespar) destacam a força da região ao revelar que o Cristo Rei foi um dos bairros mais procurados para negociações residenciais em março de 2024, ocupando a quinta posição no ranking, com 4% das buscas. O primeiro colocado foi o Centro (9,8%), seguido por Água Verde (7,6%), Boqueirão (4,9%) e Santa Cândida (4,5%).

Comprometida em promover qualidade de vida, a GT Building vai entregar neste ano o Explore Botânico, um empreendimento de alto padrão localizado na Avenida Presidente Affonso Camargo, 1773. Situado no Cristo Rei, o residencial está a cerca de 1 km do Jardim Botânico, 1,5 km do Campus Jardim Botânico da Universidade Federal do Paraná, 500 m do Super Condor e do Hospital Universitário Cajuru e Hospital Marcelino Champagnat, além de diversos outros serviços e atrações.

O projeto arquitetônico do empreendimento foi desenvolvido pela Smolka Arquitetura, com destaque para as fachadas de estética dinâmica e imponente, projetadas com a aplicação aleatória de elementos verticais e horizontais. O design de interiores foi criado pela arquiteta Carolina Bastos, em um estilo clássico moderno, trazendo elementos refinados e acolhedores, valorizando o bem-estar e a vista para o Jardim Botânico.

O paisagismo, assinado pela Takeda Arquitetura e Urbanismo, tem como conceito principal promover um oásis urbano, priorizando o design biofílico, com vegetações de cores vibrantes e materiais telúricos nas áreas de estar, proporcionando um maior contato com a natureza.

O empreendimento conta com infraestrutura e tecnologia de ponta, com 28 andares e um total de 184 unidades. As plantas variam de 61 a 81 metros quadrados, podendo ter  dois ou três quartos. Cada unidade possui uma vaga de garagem, distribuída em dois pavimentos. O sucesso do Explore Botânico se deve à localização privilegiada, à qualidade do projeto e à adequação dos apartamentos ao público-alvo. “As unidades contam com fechadura eletrônica na porta de entrada, kit antirruído nas portas dos quartos e circulação, piso de porcelanato nos banheiros, atenuação acústica das tubulações dos banheiros, infraestrutura para aquecimento a gás natural e churrasqueira a carvão nas sacadas, entre outros benefícios que refletem os princípios da GT de oferecer ambientes confortáveis e funcionais”, complementa Marcelo.

“O Explore Botânico representa um marco em nossa história, sendo o primeiro projeto a  permitir que os compradores personalizassem o apartamento conforme suas necessidades. Além de escolher o tamanho da unidade, também foi possível definir todos os acabamentos, como pisos, rodapés e pintura das paredes, além das mobílias dos ambientes, proporcionando um toque pessoal que torna o imóvel verdadeiramente único. O sucesso do projeto é evidente, com poucas unidades ainda disponíveis para compra”, destaca o diretor da GT Building.

Com amplos pavimentos exclusivos de lazer, a área comum do empreendimento oferece piscina, bicicletário, mercado de uso compartilhado, brinquedoteca, espaços gourmet interno e externo, área fitness e miniquadra poliesportiva, área de convivência externa com fireplace, espaço coworking, salão de jogos, boulevard mirante, horta e salão de festas. Essas facilidades, aliadas à localização privilegiada, proporcionam um estilo de vida sofisticado e completo.

Outro diferencial do empreendimento é a funcionalidade pay-per-use, que permite aos condôminos contratar e agendar, diretamente pelo aplicativo, serviços como pequenos reparos, manutenção, personal trainer, aulas de pilates, home care e muito mais, garantindo praticidade e conveniência.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *