Minimercados autônomos ganham espaço em prédios comerciais

Minimercados autônomos ganham espaço em prédios comerciais

Estabelecimentos promovem ambientes mais funcionais, menor tempo de deslocamento, com segurança para funcionários e visitantes

Os mercados autônomos ganham espaço em todo o país, principalmente nos condomínios residenciais, que encontram facilidades e vantagens destas instalações disponíveis a qualquer hora do dia. Entretanto, com o crescimento dos prédios comerciais, este tipo de estabelecimento identifica uma oportunidade de ampliar a atuação. Dados da Pesquisa e Análise do Mercado de Locação de Escritórios, promovida pelo Sindicato da Habitação do Estado de São Paulo (Secovi-SP) sobre o segundo trimestre de 2024, mostram que só no estado paulista existem 8,7 milhões de m² de área locável de escritórios, com um crescimento de 13,4% nas locações em relação ao mesmo período no ano anterior.

Diante deste cenário, impulsionado pelo retorno dos trabalhadores ao regime presencial após cinco anos do início da pandemia de Covid-19, os minimercados também conquistam este ambiente, como a Minha Quitandinha, startup de tecnologia em varejo que atua no modelo de franquia de minimercado autônomo, que conta com 5% da operação da rede instalada nestes prédios. A rede trabalha diretamente para que os empreendimentos que adotem essa solução encontrem benefícios que vão além da conveniência, com acesso aos produtos focados na área de alimentos, higiene e limpeza, com segurança e sem a necessidade de grandes deslocamentos de seu posto de trabalho.

Segundo Guilherme Mauri, sócio-fundador e CEO da Minha Quitandinha, a introdução dos minimercados em prédios comerciais pode aumentar a atratividade do local, tornando-o mais competitivo no mercado imobiliário e corporativo.

“A rotina das pessoas está cada vez mais dinâmica e exigir deslocamentos desnecessários pode impactar diretamente na produtividade e no bem-estar. Com um minimercado autônomo no ambiente de trabalho, o consumidor resolve suas necessidades sem perder tempo, o que gera valor para todos os envolvidos”, afirma Guilherme Mauri. 

Com essa perspectiva de crescimento, a Minha Quitandinha já se planeja para uma expansão estruturada para esses locais em 2025, especialmente nas capitais. Mauri pontua que as unidades oferecem um mix variado de artigos, que podem ser ajustados ao perfil de consumo do local onde estão instalados, sendo uma solução eficiente e inovadora para empresas, faculdades, academias, hotéis e demais espaços corporativos, como coworkings.

O modelo, que já é tendência em grandes centros urbanos, atende a uma demanda crescente por praticidade e otimização de tempo e agrega valor ao empreendimento. “Os consumidores valorizam cada vez mais a autonomia e o autosserviço. Nossa tecnologia garante que a experiência seja fluida, segura e alinhada com as expectativas de um público moderno, que preza pela rapidez e acessibilidade 24 horas por dia, todos os dias do ano”, destaca o CEO. Ainda, Mauri compartilha que “os minimercados são uma solução de conveniência inteligente, impulsionada pelo setor, que busca constantemente eficiência e inovação no varejo de proximidade”, finaliza.

Crédito da foto: Wilson Ohata

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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