Paraná testa sistema Free Flow e avalia expansão dos pórticos

Paraná testa sistema Free Flow e avalia expansão dos pórticos

O sistema deve ter presença ampliada no Estado nos próximos anos

O Paraná deu início à fase de testes do sistema Free Flow, um modelo de pedágio que permite a cobrança automática sem a necessidade de paradas. A tecnologia, já adotada em cinco estados brasileiros, pode ter sua presença ampliada no estado nos próximos anos.

Atualmente, o Rio Grande do Sul lidera a implementação do sistema, com seis pórticos em operação. São Paulo e Rio de Janeiro possuem três cada, mas o estado paulista projeta a instalação de 58 até 2030. Minas Gerais conta com um único pórtico. No Paraná, o teste ocorre no quilômetro 138 da BR-277, em São Luiz do Purunã.

Silvio Kasnodzei, presidente do Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas no Estado do Paraná (Setcepar), destaca os benefícios do Free Flow para os motoristas. “Ao permitir que os condutores viagem sem paradas, evitamos congestionamentos, reduzimos o consumo de combustível e minimizamos a emissão de gases poluentes. Além disso, as concessões preveem a manutenção contínua das vias e a ampliação dos serviços de apoio”, afirma.

Amadeu Clóvis Greca, membro suplente do Conselho Fiscal do Setcepar, ressalta que a escolha dos locais para instalação dos pórticos depende de estudos estratégicos de tráfego. “A zona urbana contínua, por exemplo, deve ser evitada para que a cobrança da tarifa não penalize veículos em trânsito local. O modelo precisa garantir justiça tarifária, diferenciando os valores conforme a extensão percorrida na rodovia”, explica.

Greca também enfatiza que as novas concessões devem contemplar melhorias na infraestrutura e ampliação da capacidade das rodovias onde os pórticos serão instalados. Segundo ele, os contratos incluem o Programa de Exploração Rodoviária (PER), documento que detalha todas as obras previstas ao longo da concessão, com prazos definidos para execução.

“Além das melhorias estruturais, os contratos também estabelecem dispositivos operacionais que tornam a rodovia mais segura e interativa, como serviços de ambulância, guinchos, monitoramento por câmeras e viaturas de inspeção, caixas de escape em trechos de serra, painéis de mensagens variáveis, radares, redutores de velocidade e bases de atendimento aos usuários”, complementa Clóvis Greca.

Embora o sistema ainda esteja em fase experimental, novas pesquisas são necessárias antes da expansão definitiva. Após os estudos técnicos que definirão os pontos estratégicos para instalação dos pórticos, o governo realizará audiências públicas para garantir a participação da população no processo.

Para Kasnodzei, o setor de Transporte Rodoviário de Cargas (TRC) será um dos maiores beneficiados com a adoção do Free Flow. “A fluidez no trânsito resulta em entregas mais ágeis, menor desgaste de freios e pneus e, consequentemente, redução de custos operacionais”, destaca.

“Teremos ganhos em vários aspectos: o fim das filas nas praças de pedágio, menor impacto ambiental nos locais de instalação, mais segurança para os motoristas e redução no número de acidentes causados pelas paradas obrigatórias”, conclui o presidente do Setcepar.

Crédito da foto: Canvas

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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