Programas de benefícios: como funcionam e quais as vantagens para o consumidor?

Programas de benefícios: como funcionam e quais as vantagens para o consumidor?

Confira cinco dicas essenciais para acertar na hora de decidir por um programa de vantagens

Se você faz compras pela internet e ainda não aderiu a um programa de recompensas, talvez esteja perdendo uma série de vantagens, como descontos exclusivos e até mesmo o retorno de parte do dinheiro gasto. Além de economizar, o consumidor recebe recompensas a cada transação, enquanto as empresas fidelizam seus clientes e aumentam as vendas.

O relatório CX Trends 2025, realizado pela Octadesk, plataforma de atendimento com inteligência artificial, indica que 75% dos consumidores preferem empresas que oferecem contrapartidas. Diante disso, compreender as principais características dos diferentes tipos de benefícios é essencial para aproveitar ao máximo o que eles oferecem.

Segundo Eduardo Esparza, VP General Manager da Tenerity Ibéria e Brasil, companhia líder internacional de engajamento que aumenta o valor do relacionamento entre as empresas e seus públicos-alvo, a escolha do programa ideal depende do perfil de consumo de cada pessoa. “O consumidor deve avaliar a sua rotina de compras, para identificar as oportunidades que mais vantajosas. Supermercados, postos de gasolina, farmácias e outros segmentos varejistas podem oferecer inúmeros ganhos“, explica.

O executivo diz ainda que “as formas de pagamento também podem influenciar nas recompensas recebidas. Cartão de crédito está entre as diversas opções para acumular pontos ou até mesmo obter cashback sobre o valor gasto em cada transação. Em alguns casos, é possível que a pessoa já tenha acumulado pontos sem saber, por exemplo”.

Mas como funciona a adesão?

A dinâmica é simples: o cliente se cadastra em um programa de uma loja, aplicativo ou outra plataforma virtual. A cada nova compra, o consumidor recebe algum tipo de contrapartida, que poderá ser utilizado como descontos, cashback de uma porcentagem do valor gasto, ofertas exclusivas em outras lojas parceiras, milhas para viagens, entre outras.

Confira os cinco conceitos essenciais que todo consumidor deve conhecer sobre os programas de recompensas:

Pontos e cashback: presentes em quase todas as opções disponíveis atualmente, esses incentivos garantem vantagens diretas para consumidores frequentes. O cashback permite reaver uma porcentagem do valor gasto em compras, enquanto os pontos podem ser acumulados para trocas futuras. Essas opções ajudam a economizar e incentivam compras mais estratégicas.

Clubes de compras: esse formato combina os ganhos de pontos e cashback com uma ampla rede de lojas parceiras, tanto no varejo online quanto físico. Por meio de uma taxa de adesão, os clientes têm acesso exclusivo às ofertas divulgadas em sites, aplicativos ou marketplaces próprios do programa.

Gamificação: as lojas online integram jogos em aplicativos de marketplaces, permitindo atividades gratuitas que acumulam pontos ou moedas virtuais. Esses valores são convertidos em descontos. Além disso, conforme avançam de nível, os clientes desbloqueiam benefícios extras, como frete grátis e cupons exclusivos.

Cartões de crédito: as vantagens incluem troca de pontos por produtos, serviços em empresas parceiras e até abatimento na fatura. A dica é escolher um cartão que tenha boas taxas de acúmulo de pontos, alinhadas ao perfil de consumo.

Experiência premium: existem também os programas que oferecem clubes de compras premium. A ideia é promover um ambiente de exclusividade, com acesso antecipado a lançamentos, eventos e experiências. Ao contrário dos demais formatos, que abrem a possibilidade para a participação gratuita, esse nicho exige uma taxa de adesão que pode ser mensal ou anual.

Como funciona a adesão?

A dinâmica é simples: o cliente se cadastra em um programa de uma loja, aplicativo ou outra plataforma virtual. A cada nova compra, o consumidor recebe algum tipo de contrapartida, que poderá ser utilizado como descontos, cashback de uma porcentagem do valor gasto, ofertas exclusivas em outras lojas parceiras, milhas para viagens, entre outras.

Confira os cinco conceitos essenciais que todo consumidor deve conhecer sobre os programas de recompensas:

Pontos e cashback: presentes em quase todas as opções disponíveis atualmente, esses incentivos garantem vantagens diretas para consumidores frequentes. O cashback permite reaver uma porcentagem do valor gasto em compras, enquanto os pontos podem ser acumulados para trocas futuras. Essas opções ajudam a economizar e incentivam compras mais estratégicas.

Clubes de compras: esse formato combina os ganhos de pontos e cashback com uma ampla rede de lojas parceiras, tanto no varejo online quanto físico. Por meio de uma taxa de adesão, os clientes têm acesso exclusivo às ofertas divulgadas em sites, aplicativos ou marketplaces próprios do programa.

Gamificação: as lojas online integram jogos em aplicativos de marketplaces, permitindo atividades gratuitas que acumulam pontos ou moedas virtuais. Esses valores são convertidos em descontos. Além disso, conforme avançam de nível, os clientes desbloqueiam benefícios extras, como frete grátis e cupons exclusivos.

Cartões de crédito: as vantagens incluem troca de pontos por produtos, serviços em empresas parceiras e até abatimento na fatura. A dica é escolher um cartão que tenha boas taxas de acúmulo de pontos, alinhadas ao perfil de consumo.

Experiência premium: existem também os programas que oferecem clubes de compras premium. A ideia é promover um ambiente de exclusividade, com acesso antecipado a lançamentos, eventos e experiências. Ao contrário dos demais formatos, que abrem a possibilidade para a participação gratuita, esse nicho exige uma taxa de adesão que pode ser mensal ou anual.

Preferências dos consumidores

O CX Trends 2025 também indica que setores como supermercados, marketplaces e passagens aéreas estão entre os preferidos pelos consumidores na hora de resgatar seus pontos. Quanto à forma de pagamento, o cartão de crédito foi a principal escolha em 2024, de acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs).

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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