Setor de embalagem de papelão mantém alta nas expedições e vive bom momento

Setor de embalagem de papelão mantém alta nas expedições e vive bom momento

Expectativa para os próximos meses segue otimista

O volume de expedição em alta e o desempenho sólido nos primeiros meses do ano tem animado o setor produtivo da indústria de embalagens de papelão ondulado, segmento considerado termômetro da economia. De acordo com o Boletim da Associação Brasileira de Embalagens em Papel (Empapel), o Índice Brasileiro de Papelão Ondulado (IBPO) avançou 0,8% em março, na comparação com o mesmo mês de 2024, alcançando 154,3 pontos. A expedição de caixas, acessórios e chapas de papelão ondulado totalizou 346.582 toneladas no mês — o segundo maior volume para meses de março, mantendo a média acima de 340 mil toneladas.

Já a Pesquisa Industrial Mensal do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada no início de abril, apontou um crescimento de 1,5% na produção industrial brasileira em fevereiro, na comparação com o mesmo mês de 2024. O acumulado no ano ficou em 1,4%, e nos últimos 12 meses, em 2,6%. Entre os destaques positivos, está o setor de celulose, papel e produtos de papel, que avançou 1,8% no período.

Em 2024, as expedições brasileiras de papelão ondulado cresceram 4,9%, marcando um novo recorde para a indústria.

A expectativa para os próximos meses segue otimista, especialmente com a aproximação do Dia das Mães, uma das datas mais importantes para o varejo. “É um período que tradicionalmente aquece o setor de embalagens, tanto para atender ao comércio físico quanto ao e-commerce. Esperamos um bom volume de pedidos e um impacto positivo na cadeia como um todo”, fala o CEO do Grupo Mazurky, Eduardo Mazurkyewistz.

Mesmo com o cenário de estabilidade e crescimento registrado no primeiro trimestre, o setor de papel e papelão ondulado observa com atenção o impacto de fatores macroeconômicos, como a inflação persistente e os juros elevados. Esses elementos tendem a afetar o consumo de bens não duráveis — como alimentos, medicamentos e produtos de higiene — justamente os segmentos que mais impulsionam a demanda por embalagens

“A conjuntura econômica ainda impõe desafios, com a inflação pressionando o poder de compra e os juros elevados restringindo o consumo, mas, ainda assim, temos boas perspectivas. O momento exige equilíbrio, mas há espaço para avanços com responsabilidade e foco no longo prazo”, conclui.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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