Venda de produtos premium cresce 60% na América Latina e impacta nos shoppings centers

Venda de produtos premium cresce 60% na América Latina e impacta nos shoppings centers

No Brasil, os shopping centers começam a incorporar tendência e abrir mais espaço para grifes de alto padrão

O Brasil segue em ascensão quando o assunto é luxo. Esse comportamento tem impulsionado a expansão de espaços voltados a grifes de luxo dentro dos shopping centers para atender um consumidor mais exigente e em busca de experiências diferenciadas. De acordo com o estudo mais recente da Euromonitor International, uma das principais consultorias globais de pesquisa de mercado e inteligência de consumo, as vendas de produtos premium cresceram 60% na América Latina nos últimos anos, especialmente nos segmentos de varejo e beleza, e superou significativamente os chamados produtos de massa, que são voltados ao grande público e com preços mais acessíveis, que avançaram entre 30% e 40%.

Embora ainda sejam poucos os shoppings centers no Brasil com foco exclusivo no consumo de luxo, apostar em marcas de alto padrão tem chamado a atenção de investidores. Essa movimentação é impulsionada tanto pela mudança no comportamento do consumidor quanto pelo potencial de retorno do segmento. Franquias de moda premium, por exemplo, que exigem investimentos a partir de R$ 410 mil, o faturamento médio mensal pode chegar a R$ 185 mil, com prazo de retorno estimado entre 24 e 48 meses. Ainda segundo a Euromonitor, 60% dos consumidores afirmam que gastar com experiências é um fator cada vez mais determinante na hora de decidir onde e como comprar.

Um dos empreendimentos que refletem esse novo posicionamento do varejo de alto padrão é o Boulevard Marina Itajaí, maior shopping do Brasil voltado para as águas dentro de uma marina. Com inauguração prevista para o verão de 2026/2027, o projeto, lançado recentemente no litoral norte de Santa Catarina, já tem despertado a atenção de empresários com intenção de comercializar produtos autorais e abrir franquias de grifes de luxo nacionais e internacionais mesmo antes da abertura oficial para reservas e locação dos espaços.

A atração de novas marcas e investimentos amplia o mix comercial da região e fortalece ainda mais o turismo e a economia de Itajaí , que já é uma das cidades mais ricas do Brasil. Com localização estratégica, dentro de uma das mais modernas marinas do Brasil, o espaço atenderá tanto proprietários de lanchas, veleiros e iates, quanto turistas e a comunidade, por meio de uma estrutura diferenciada ao estilo ‘open’ e com foco na experiência do consumidor. O novo empreendimento, além de se tornar um novo polo de atração turística e comercial, irá contribuir com a geração de empregos e abrir novas oportunidades de negócios para investidores.

“O público está, cada vez mais, priorizando a experiência e, geralmente, shoppings trazem diferenciais além do produto em si, como facilidades de estacionamento, conveniências como áreas gastronômicas e serviços. E o cenário não é mais o mesmo de alguns anos atrás, quando muitos consumidores iam ao shopping apenas para comprar algo e ir embora. Hoje, tudo importa: desde vitrines interativas até a gastronomia e marcas exclusivas da região. As grifes de alto padrão ligadas à moda, joias e beleza além de atrair consumidores em busca de exclusividade, também chamam a atenção daqueles que desejam uma experiência imersiva e inspirações no universo das grandes marcas. Para o investidor, isso representa uma excelente oportunidade de retorno, já que o segmento premium tende a gerar um ticket médio mais elevado, fidelização e rentabilidade superior ao varejo tradicional”, orienta Anderson Becker, CEO da ABecker, responsável pela construção e operação do Boulevard Marina Itajaí.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *