Dia dos Namorados: lojas podem faturar até 4 vezes mais

Dia dos Namorados: lojas podem faturar até 4 vezes mais

Data movimenta bilhões no varejo e representa oportunidade estratégica para aumento de vendas e margens de lucro

O Dia dos Namorados deve consolidar, mais uma vez em 2025, sua posição como uma das datas mais relevantes para o varejo brasileiro. Embora os números oficiais deste ano ainda não tenham sido divulgados, as projeções mais recentes — referentes a 2024 — indicam que o comércio e o setor de serviços movimentaram R$ 22,8 bilhões, com uma base de mais de 96 milhões de consumidores ativos, segundo pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em parceria com o SPC Brasil.

Estudos recentes também apontam que o valor médio gasto em presentes de Dia dos Namorados é de R$238, com destaque para produtos como perfumes, cosméticos, roupas e calçados, que se mantiveram como os mais procurados para a ocasião.

Apesar da forte presença promocional no varejo durante o período, o fator preço apareceu apenas como quarta motivação de compra. Segundo o levantamento, 45,6% dos consumidores optaram pelo presente que correspondia ao desejo do parceiro, enquanto 25,9% priorizaram a qualidade do produto. O preço, por sua vez, foi decisivo para apenas 4,6% dos entrevistados.

“Datas com alto apelo emocional, como o Dia dos Namorados, são excelentes para reposicionar o negócio e oferecer valor. O consumidor está menos sensível ao preço e mais inclinado a buscar significado no que compra”, avalia Dino Gueno, fundador e criador da metodologia e da consultoria Rede Milionária.

Segundo Gueno, isso abre margem para o varejo investir em kits personalizados, campanhas com foco em emoção e vitrines e exposições temáticas em loja que conectem produto e sentimento.

Outro dado relevante da pesquisa é o comportamento de compra de última hora. Cerca de 74% dos consumidores decidiram o presente na véspera ou no próprio dia 12 de junho. Essa dinâmica tende a se repetir em 2025, exigindo dos varejistas preparo operacional, agilidade no atendimento e soluções logísticas eficientes.

Nesse contexto, a conveniência se torna uma vantagem competitiva. “A loja que estiver acessível, com entrega expressa, atendimento muito veloz e profissional pelo WhatsApp e uma comunicação clara nas redes sociais para as compras de última hora, tem maior chance de capturar essa demanda imediata”, explica Gueno.

Importância dos canais digitais

A importância dos canais digitais também é destacada por um relatório do Itaú Empresas, que estimou em 2024 um volume de mais de R$2,5 bilhões em vendas online no período do Dia dos Namorados. A tendência é que em 2025 esse número cresça, com destaque para plataformas como WhatsApp e Instagram, que assumem papel central no atendimento e na conversão.

Além da operação, o marketing segmentado aparece como ferramenta central na disputa pela atenção do consumidor. A pesquisa da CNDL mostrou que o público acima dos 40 anos concentrou parte expressiva do poder de compra. Com isso, campanhas direcionadas a esse perfil — com foco em qualidade, praticidade e entrega rápida — tendem a apresentar maior retorno.

O uso de campanhas específicas para públicos diversos também vem ganhando espaço. “Marcas que dialogam com casais LGBTQIA+, casais maduros ou intergeracionais ampliam sua base de relacionamento com mais autenticidade”, destaca o consultor. A comunicação respeitosa, aliada à personalização, tem se tornado um diferencial de imagem e de resultado.

Ainda segundo o estudo, 87,5% dos consumidores preferiram presentear com produtos, enquanto apenas 12,5% optaram por serviços — sendo a maior parte em restaurantes. Embora o setor de experiências venha crescendo, o produto físico permanece como principal escolha, reforçando a importância do varejo tradicional nesta data.

Parcerias

Parcerias com negócios locais, como floriculturas, cafeterias e agências de viagem, também podem ser exploradas para ampliar a oferta de valor sem necessariamente depender de um portfólio extenso.

Embora o cenário macroeconômico de 2025 ainda exija cautela, o Dia dos Namorados permanece como uma janela concreta de oportunidades para o varejo, especialmente para pequenas e médias empresas que conseguem agir com velocidade.

Para Gueno, o sucesso passa por três pilares: “estoque alinhado com a demanda, comunicação orientada por dados e experiência de compra facilitada. Não basta estar presente no mercado — é preciso ser relevante e rápido”.

A expectativa da Rede Milionária é que, repetindo os resultados de anos anteriores, os lojistas que estruturarem sua operação com antecedência, personalizarem suas ofertas e apostarem em atendimento humanizado podem ver um faturamento até quatro vezes maior em comparação a semanas comuns do mês.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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