Banco do Brasil ultrapassa Itaú em volume de ações negociado na B3 pela primeira vez no ano

Banco do Brasil ultrapassa Itaú em volume de ações negociado na B3 pela primeira vez no ano

Maio foi marcado por uma movimentação inédita no mercado de ações na B3 neste ano. Pela primeira vez em 2025, o Banco do Brasil (BBAS3) superou o Itaú (ITUB4) e a mineradora Vale em volume negociado, ocupando a 2ª posição em levantamento do DataWise+, solução B3 e Neoway. A liderança do ranking ficou com a Petrobras (PETR4), pelo 2º mês consecutivo em 2025, enquanto Itaú (ITUB4) e Vale (VALE3) aparecem na 3ª e 4ª posição, respectivamente.

O Top 10 tem mais duas empresas do setor financeiro: Bradesco (BBDC4), em 5º lugar, e B3 (B3SA3), em 6º. O setor de alimentos é representado pela JBS (JBSS3), em 7º. Já a petrolífera PRIO (PRIO3) ocupa o 8º lugar. Completam o ranking a Sabesp (SBSP3), em 9º, e a Localiza (RENT3), em 10º.

O levantamento contempla quatro instrumentos financeiros: ações/units, FIIs, ETFs e BDRs. Confira ranking completo do DataWise +

O DataWise+ também oferece o recorte das ações com maior volume negociado de acordo com as categorias de investidoresConfira a preferência dos investidores Pessoa Física, Pessoa Jurídica, Fundos, Não Residentes e Instituições Financeiras, durante o mês de maio:

O DataWise+ é uma solução B3 e Neoway que amplia o potencial de negócios das instituições financeiras dentro do mercado de listados por meio do monitoramento de operações como negociação, alocação, posição em aberto, custódia para mercado a vista, termo, opções, mercado futuro, aluguel de ativos, entre outros.

Com a solução, é possível monitorar o comportamento dos mais variados participantes do mercado de capitais, acompanhar o market share, fazer comparativos entre os concorrentes, saber a movimentação de instrumentos financeiros e aplicar diversos filtros por categoria de investidor.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *