Banco do Brasil ultrapassa Itaú em volume de ações negociado na B3 pela primeira vez no ano

Maio foi marcado por uma movimentação inédita no mercado de ações na B3 neste ano. Pela primeira vez em 2025, o Banco do Brasil (BBAS3) superou o Itaú (ITUB4) e a mineradora Vale em volume negociado, ocupando a 2ª posição em levantamento do DataWise+, solução B3 e Neoway. A liderança do ranking ficou com a Petrobras (PETR4), pelo 2º mês consecutivo em 2025, enquanto Itaú (ITUB4) e Vale (VALE3) aparecem na 3ª e 4ª posição, respectivamente.
O Top 10 tem mais duas empresas do setor financeiro: Bradesco (BBDC4), em 5º lugar, e B3 (B3SA3), em 6º. O setor de alimentos é representado pela JBS (JBSS3), em 7º. Já a petrolífera PRIO (PRIO3) ocupa o 8º lugar. Completam o ranking a Sabesp (SBSP3), em 9º, e a Localiza (RENT3), em 10º.
O levantamento contempla quatro instrumentos financeiros: ações/units, FIIs, ETFs e BDRs. Confira ranking completo do DataWise +
O DataWise+ também oferece o recorte das ações com maior volume negociado de acordo com as categorias de investidores. Confira a preferência dos investidores Pessoa Física, Pessoa Jurídica, Fundos, Não Residentes e Instituições Financeiras, durante o mês de maio:
O DataWise+ é uma solução B3 e Neoway que amplia o potencial de negócios das instituições financeiras dentro do mercado de listados por meio do monitoramento de operações como negociação, alocação, posição em aberto, custódia para mercado a vista, termo, opções, mercado futuro, aluguel de ativos, entre outros.
Com a solução, é possível monitorar o comportamento dos mais variados participantes do mercado de capitais, acompanhar o market share, fazer comparativos entre os concorrentes, saber a movimentação de instrumentos financeiros e aplicar diversos filtros por categoria de investidor.