Serviços de manutenção automotiva crescem 52,5% impulsionados pela alta dos carros novos

Serviços de manutenção automotiva crescem 52,5% impulsionados pela alta dos carros novos

Em quatro anos, preços dos veículos novos subiram 85%

Comprar um carro novo no Brasil virou tarefa difícil para boa parte dos consumidores. Entre 2019 e 2023, o valor médio de um zero-quilômetro saltou de R$ 76 mil para R$ 141 mil, uma alta de 85%, segundo dados da Oficina Brasil – referência em conteúdo técnico e estratégico voltado ao aftermarket automotivo e responsável pelo Oficina Brasil Conecta. Diante disso, muitos motoristas optaram por manter seus veículos, fomentando o mercado de oficinas mecânicas.

Segundo levantamento da empresa, a média mensal de veículos atendidos por oficina passou de 80 em 2020 para 122 em 2024, o que representa um crescimento de 52,5%.

“Percebemos que o brasileiro está mais atento à importância da manutenção preventiva. Em vez de encarar como gasto, os motoristas passaram a enxergar a manutenção como um investimento essencial na longevidade e segurança do veículo”, afirma André Simões, diretor Executivo da Oficina Brasil.

Esse movimento também se reflete nos resultados da indústria nacional de autopeças. De acordo com o Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças), o faturamento do setor cresceu 13,3% em 2024, na comparação com o ano anterior.

Fatores da alta

De acordo com a Oficina Brasil, o  maior salto nos preços aconteceu em 2021, quando os carros novos subiram 30% em apenas um ano. O aumento foi impulsionado por uma combinação de fatores que incluem a falta de peças, inflação alta e os impactos da pandemia na produção e logística do setor automotivo em todo o mundo.

Outro fator que ajuda a entender esse cenário é o envelhecimento da frota nacional. A idade média dos carros leves em circulação passou de 10,2 anos em 2019 para 11,5 anos em 2023.

“Carros mais velhos pedem mais cuidados. Esse movimento aqueceu a cadeia de reposição automotiva e impulsionou os negócios em todo o aftermarket”, completa Simões.

Hoje, manter o carro em boas condições virou uma escolha consciente, o que valoriza ainda mais o papel fundamental das oficinas mecânicas e profissionais de reparação. Em um cenário onde trocar de veículo nem sempre é viável, a oficina de confiança voltou a ser protagonista — ajudando a garantir segurança, economia e bom desempenho para quem segue rodando com o mesmo carro todos os dias.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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