Grupo Boticário conquista bicampeonato inédito para o Brasil em Cannes

Grupo Boticário conquista bicampeonato inédito para o Brasil em Cannes
Renata Gomide.

Pesquise Meu Corpo, do Grupo Boticário, e Respeita Meu Capelo, de Vult, foram os cases premiados em duas das categorias mais prestigiadas do Festival

O Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions, considerado o Oscar global da propaganda, completa 72 anos nesta edição em que homenageia o Brasil, terceiro país mais premiado no Festival. Nesse contexto de reconhecimento mundial dos melhores cases publicitários, o Grupo Boticário, e sua marca Vult, celebram novas conquistas e um feito inédito para uma marca brasileira, o troféu Glass: The Lion for Change, categoria que reconhece trabalhos criativos que abordam a desigualdade e o preconceito, pelo segundo ano consecutivo. Em 2024, o prêmio foi para O Boticário com a campanha de Dia dos Pais e o projeto de licença parental.

O grupo de beleza foi premiado por cases marcados por profundidade e consistência, que vão além da criatividade ao promover inovação, relevância cultural e impacto positivo.

 “Nossas marcas têm propósito e consistência. Para nós, conectar geração de valor e criatividade é algo que precisa ser diariamente intencional. A nossa agenda mistura a transformação que desejamos para o negócio com o que acreditamos para a sociedade, e é por isso que fico muito satisfeita com nosso desempenho no Festival de Cannes. Esse reconhecimento traduz, também, o legado que queremos deixar”, afirma Renata Gomide, VP de Marketing do Grupo Boticário.

“Pesquise o meu corpo”, do Grupo Boticário

O Grupo Boticário garantiu o Leão de Ouro na categoria Sustainable & Development Goals, para a campanha “Pesquise o meu Corpo”, criada em parceria com a agência GUT. O Centro de Pesquisa da Mulher, movimento inédito do Grupo, criado para promover uma mudança na forma como a ciência estuda e entende a fisiologia, o cuidado e o bem-estar feminino nas diferentes fases da vida, foi um marco de avanço no cenário de equidade de gênero por meio da ciência. Para lançá-lo Deborah Secco, Isabelle Drummond e Zezé Motta protagonizaram o filme “O corpo mais buscado é o menos pesquisado”, divulgado no Dia Internacional da Mulher, em 8 de março deste ano, quando foi inaugurado.

“Respeita Meu Capelo”, de Vult

Já na categoria Glass: The Lion for ChangeVult garantiu o Leão de Bronze com o case Respeita Meu Capelo, também criado em parceria com a agência GUT. A campanha desafiou o status quo ao recriar chapéus de formatura para pessoas negras, em parceria com a Dendezeiro, marca baiana agênero e especialista na pluralidade dos corpos – a iniciativa serviu de inspiração para a Lei 80/2024, em Salvador (BA), que prevê aumentar a inclusão no sistema municipal de ensino da cidade, que é a capital com maior população negra fora da África.

Renata Gomide, VP de Marketing, que é uma das porta-vozes que está representando o Grupo Boticário na França, acredita que os reconhecimentos refletem o propósito da companhia. “Ganhar em Cannes é muito mais do que um prêmio — é o reconhecimento de um legado que reflete o nosso propósito de transformar a sociedade por meio da beleza, com ações potentes e impacto real”, comenta a executiva. “Nos orgulhamos demais das indicações, mas principalmente por tudo o que está por trás delas: a dedicação incondicional de um time apaixonado e inquieto em gerar transformação de forma consistente, ano após ano. Ver esse esforço coletivo sendo reconhecido globalmente, com dois troféus Glass consecutivos, é muito especial e reforça que estamos no caminho certo”, comenta.

“Datas especiais”, do Boticário, no shortlist do festival

A marca O Boticário também entrou no shortlist da categoria Glass, uma das mais relevantes, que reconhece trabalhos de impacto que abordam desigualdade de gênero e que são capazes de mudar a cultura. O case, intitulado “Special Dates” abordou a potência que as narrativas e as histórias têm de transformar a sociedade, e reúne quatro grandes campanhas sazonais da marca, todas em parceria com a agência AlmapBBDO: Tormenta, campanha de Dia das Mães de 2024, que abre um debate sobre os estigmas e os desafios que envolvem a relação de mães e filhos durante a adolescência; Instinto Paterno, campanha de Dia dos Pais de 2023, que convida à reflexão sobre a licença parental como um benefício para a equidade de gênero no ambiente corporativo; Natal de 2024, que propõe uma reflexão sobre o cuidado com as pessoas amadas como uma jornada natural da vida e a campanha de Dia das Mães deste ano, que aborda o tema Tentantessabendo que essa jornada pela maternidade começa muito antes da gestação e que essa percepção não é compartilhada com todos.

“Nossa ideia é sempre construir campanhas com histórias consistentes, que deixem claro que o resultado é fruto de uma estratégia sólida, construída no longo prazo. Na nossa visão, cases isolados e pontuais não sustentam marcas fortes. Neste case em específico, reforçamos o quanto é possível, com boas histórias, não comunicar produtos, mas comunicar transformação. Por isso, estarmos em Cannes com nossos trabalhos concorrendo ali, ao lado de projetos tão potentes, já é uma grande conquista”, encerra Renata Gomide.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *