Novidade no mercado impulsiona vendas de coletores solares

Novidade no mercado impulsiona vendas de coletores solares

Chegada do inverno foi acompanhada por alta nos preços da energia elétrica, gerando novos negócios para quem aposta em energia solar

A Komeco desenvolveu um coletor solar para aquecimento de água que oferece maior capacidade de produção de energia térmica com preço de venda similar ao de concorrentes menos eficientes. Segundo a empresa, cada metro quadrado do novo produto pode gerar até 20% mais energia para aquecimento de água em comparação a outros coletores. A expectativa de mais vendas levou a empresa a pôr em operação uma segunda linha de produção do item na fábrica da marca em São José (SC).

Batizada de Maxime Prime, a linha usa serpentinas em cobre, material que proporciona excelente transferência de calor e isolamento térmico em lã de PET, isolante térmico não inflamável e de alta eficiência, que retém o ar em sua estrutura fibrosa e reduz a transferência de calor. Além disso, as placas ganharam uma pintura especial, que aumenta a eficiência do aproveitamento da luz solar, e contam com sistema que evita a condensação de água no vidro que cobre as serpentinas. O esforço em busca de mais eficiência levou a equipe de engenharia da empresa a modificar até a forma de acomodação das serpentinas de cobre no interior da placa, uma diferença imperceptível ao olhar, mas que aumentou a capacidade de geração de calor no equipamento.

Classificação

De imediato, as inovações garantiram ao produto a classificação A do Inmetro em eficiência energética. Engenheiro da Komeco, Ronaldo Yano diz que os benefícios da inovação vão além. “As soluções que desenvolvemos garantem que o consumidor perceba benefícios mesmo quando fizer a comparação de eficiência e preço entre diferentes itens com Classificação A de eficiência energética”.

O lançamento ocorre em um momento de aquecimento do mercado. A chegada do inverno, que faz crescer o consumo de água quente nas residências, estimula a busca por soluções que garantam conforto térmico com menos gastos, principalmente com a fatura da energia elétrica. Esse ano o consumidor deve ter um estímulo extra ao buscar opções, já que a Annel anunciou a vigência da bandeira vermelha sobre as tarifas de energia por causa da redução das chuvas e a necessidade de acionamento de usinas termelétricas, o que vai provocar alta no valor da eletricidade consumida nas residências.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *