Faturamento da indústria de materiais de construção cresce em junho

Setor espera para este ano faturamento 2,8% maior que o de 2024
O faturamento das indústrias de materiais de construção cresceu 0,5% em junho, na comparação com o mês anterior, informou a Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat).

Segundo o levantamento mensal da Abramat, na comparação com junho do ano passado, o crescimento foi de 1,1%. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (21) pela associação.
Com os resultados acumulados no primeiro semestre, a projeção de crescimento do setor em 2025 se mantém positiva, com expectativa de alta de 2,8% no faturamento anual.
Na análise por categorias, o desempenho foi puxado pelos materiais básicos, que registraram avanço de 1,7% na comparação com junho do ano passado. Já os materiais de acabamento tiveram expansão mais tímida, de 0,3% no mesmo período. Frente a maio, os básicos cresceram 1,1%, enquanto os produtos de acabamento mantiveram estabilidade.
A expectativa para o setor em 2025 é de faturamento 2,8% maior do que o registrado em 2024.
“Os dados do Índice Abramat mostram um cenário de leve retomada, impulsionado principalmente pelo desempenho dos materiais básicos. A expectativa de crescimento de 2,8% no ano demonstra resiliência do setor, mesmo diante de desafios macroeconômicos e da cautela do mercado. O foco da Abramat será seguir apoiando a indústria na construção de um ambiente mais competitivo e sustentável, com previsibilidade e diálogo institucional”, afirmou o presidente da entidade, Paulo Engler.
O Índice Abramat/Ecconit é um dos principais termômetros da indústria nacional de materiais de construção, reunindo dados econômicos estratégicos para o setor e auxiliando na tomada de decisões de empresas, governo e agentes de mercado.








