BRDE vence Prêmio ABDE-BID com artigo sobre IA e inclusão financeira

BRDE vence Prêmio ABDE-BID com artigo sobre IA e inclusão financeira

Estudo revisa as principais abordagens de risco de crédito

O BRDE – Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul foi destaque nacional ao conquistar o primeiro lugar no Prêmio ABDE-BID de Artigos de Desenvolvimento 2025, com o trabalho “Inteligência artificial como vetor de inovação e inclusão financeira: Uma abordagem com aprendizado de máquina”. A pesquisa foi assinada pelo economista do BRDE, Nicolas Suhadolnik, e teve como coautores o superintendente da Agência Curitiba, Paulo Starke, e o professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Sérgio da Silva.

A cerimônia de entrega aconteceu na terça-feira (2), no Sesi-LAB, em Brasília, e reuniu pesquisadores, representantes de instituições de fomento e imprensa de todo o país.

Autor do artigo vencedor, Nicolas Suhadolnik destaca a relevância prática da pesquisa. “Nosso estudo revisa as principais abordagens de risco de crédito e mostra, com dados reais, que os modelos de aprendizado de máquina têm desempenho superior em relação às abordagens tradicionalmente utilizadas”, disse.

Segundo ele, essa capacidade de identificar padrões complexos, em ambientes caracterizados por quantidades massivas de dados, contribui para reduzir assimetrias informacionais, ampliar a inclusão financeira e tornar mais eficiente o processo de concessão de crédito, especialmente para micro e pequenas empresas. “Além disso, oferecemos um referencial metodológico que pode apoiar instituições do Sistema Nacional de Fomento, como o BRDE, na adoção de novas técnicas de análise de crédito”, acrescentou.

Para Paulo Starke, a conquista reforça o papel do BRDE como agente de fomento ao desenvolvimento regional sustentável, alinhado às tendências globais de inovação e inclusão. “O reconhecimento nacional evidencia o compromisso do banco em valorizar a pesquisa científica e em promover soluções inovadoras que ampliem o acesso ao crédito e fortaleçam a economia regional”.

Prêmio

O Prêmio ABDE-BID é promovido pela Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE), Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Organização das Cooperativas Brasileiras (Sistema OCB), com apoio da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal/ONU) e do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

A iniciativa tem como objetivo estimular a reflexão sobre os desafios do desenvolvimento regional sustentável, incentivando a produção de artigos científicos e pesquisas que contribuam para políticas públicas e soluções inovadoras.

Jornalismo

Na mesma noite, também ocorreu a cerimônia do Prêmio ABDE de Jornalismo, voltado a reportagens sobre desenvolvimento. O superintendente da Agência Curitiba participou da entrega aos vencedores, representando o diretor Heraldo Neves, que integra a diretoria da Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE).

Vencedores do Prêmio ABDE-BID 2025

Categoria 1

Financiamento ao Desenvolvimento Sustentável, Inclusivo e Inovativo

“Inteligência artificial como vetor de inovação e inclusão financeira: Uma abordagem com aprendizado de máquina”

Autor: Nicolas Philomeno Suhadolnik (BRDE)

Coautores: Paulo Cesar Starke Junior e Eraldo Sérgio Barbosa da Silva

“Sustentabilidade agropecuária na Amazônia: Análise da disponibilidade de recursos e soluções de financiamento”

Autora: Cindy Luyne Vaz Ornela (Banpará)

Categoria 2

Bioeconomia: desenvolvimento produtivo e impacto socioambiental positivo

“Dez dimensões: Moldando a agenda bioeconomia para a sustentabilidade forte”

Autor: Rodolfo Vaz Oliveira Alguiar (Universidade do ABC)

Coautora: Cristina Fróes de Borjas Reis

“Potencial e desafios para a implementação de uma política de pagamento por serviços ambientais no Brasil”

Autor: Carlos Eduardo Frickmann Young (UFRJ)

Coautora: Biancca Scarpeline de Castro

Categoria 3

Sistema OCB: desenvolvimento e cooperativismo de crédito

“Indicadores de desempenho social em cooperativas de crédito”

Autora: Aline Cristina da Cruz (PUC-PR)

Coautor: Vilmar Rodrigues Moreira

“Mulheres, tempo de mandato e desempenho: dinâmicas de lideranças em cooperativas de crédito brasileiras”

Autor: Arthur Frederico Lerner (UFSC)

Coautor: Leonardo Flach

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *