Crise financeira na empresa? Veja 4 dicas para sair do vermelho

Crise financeira na empresa? Veja 4 dicas para sair do vermelho
A calculator, pen, and financial statement.

Por incrível que pareça, períodos de crise financeira nas empresas é mais comum do que se imagina. Ela pode vir como resultado de crises econômicas, despreparo na gestão de negócios, excessos, misturar as fincnças pessoais com as empresariais, entre outros fatores.

Se você está passando por uma fase de crise financeira na sua empresa ou conhece alguém que está passando por um momento como esse, fique ligado(a) as dicas valiosas que preparamos para virar o jogo e recuperar um negócio.

1 – Faça uma revisão do seu negócio

É impossível reverter a situação sem entender o que ou quais fatores estão desencadeando a crise. Faça um check-up, analise a situação atual da sua empresa, reconheça quais pontos que não estão favorecendo seu negócio e fizeram com que as coisas começassem a sair do controle. Verifique o fluxo de caixa e encare a realidade. Somar as dívidas a princípio pode ser assustador, mas não deixe de fazer, veja qual é o valor total das dívidas para que assim possa efetivamente verificar alternativas para quitá-las.

2 – Corte custos desnecessários

Após ter um panorama geral da situação da empresa é hora de cortar custos, verifique quais são os custos que poderão ser cortados do orçamento da empresa, verifique o que dá pra economizar, diminuir e substituir, começar pelas despesas gerais, como: água, luz, telefone, poder ser um início. Incentive os funcionários a colaborem no processo de redução de desperdícios, percebendo o que pode ser otimizado. Verifique se há também a possibilidade de substituir fornecedores, peça novos orçamentos, veja quais poderiam trazes mais custo-benefício.

3 – Não tenha medo de renegocie às dívidas

Liste quem são seus credores, sobretudo os mais urgentes e entre em contato com eles, explique a situação, ouça a proposta, mas já tenha de antemão uma proposta ou contrapartida. Quase sempre propostas de renegociação são bem aceitas, as empresas preferem receber aos poucos a ficar no prejuízo. Mas não se esqueça: é importante ter em mente de que não se deve aceitar propostas das quais não poderá honrar posteriormente. Só aceite a proposta caso o valor esteja compatível com seu orçamento.

4 – Fique de olho no fluxo de caixa

Nada de olhar o fluxo de caixa vez ou outra, faça o controle diariamente. Se puder contar com um software de gestão financeira melhor ainda. Desse modo, você poder fazer previsões financeiras e tomar decisões mais acertadas.

Passar por momentos difíceis na saúde financeira de uma empresa é delicado, mas é algo que ao ser administrado pode trazer aprendizado e impulso para o crescimento saudável da empresa com mais experiência e fortalecimento.

Agora que você tem alguns caminhos para sair da crise, nada de entrar em pânico, mantenha o foco e a energia, a luz no fim do túnel pode estar mais próxima do que você imagina.

O artigo foi escrito por Deniane Bezerra, que é CEO e fundadora da Vibratto, empresa referência na terceirização financeira para startups e PMEs de todo o Brasil.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná.Profissional com experiência de 52 anos na área de jornalismo, sendo 50 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social.Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Há 25 anos é professora titular do curso de Jornalismo da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos.Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 19 anos de blog, mais de 50 mil matérias foram postadas.Ao longo de sua carreira recebeu 21 prêmios, com destaque para Embrapa Floresta (Menção Honrosa em 2025); VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005).Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *