Vendas em shopping centers se tornam imbatíveis
As vendas em shopping centers estão se tornando imbatíveis e crescem em números muito acima do comércio tradicional. Este ano, a indústria de shopping centers no Brasil deve faturar R$ 50 bilhões, representando um crescimento de 13% acima do verificado no ano anterior. Já dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam um aumento de 9% nas vendas do comércio em geral, este ano.
Para o presidente da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), Marcelo Carvalho, a ampliação na oferta de crédito, extensão dos parcelamentos decorrentes de juros menores, e o aumento no ganho médio dos brasileiros são alguns dos fatores que motivam o bom desempenho do mercado. A esses fatores somam-se o otimismo do cenário econômico estável e a proximidade do Natal, que aquecem as vendas em shoppings de todo o País.
Em Curitiba, por exemplo, nos últimos dias o movimento nos diversos shopping da cidade é muito maior do que o verificado nas lojas do centro da cidade. Comodidade e estacionamento no local acabam pesando na decisão dos consumidores.
Como prova da consolidação deste mercado, para os próximos dois anos estão previstas inaugurações de 23 novos shopping centers, que vão gerar cerca de 40 mil novas vagas de empregos, em um setor que já é responsável por 525 mil postos de trabalho em todo o País.