Simpósio Internacional de Sustentabilidade em Arquitetura começa hoje em Curitiba
Ideias que deram certo na Europa, como a casa carbono zero, serão apresentadas no I Simpósio Internacional de Sustentabilidade em Arquitetura e Urbanismo, que será realizado nesta quarta (3) e quinta-feira (4), no Cietep, em Curitiba. Fomentar as discussões sobre sustentabilidade e adaptar exemplos implantados em outros países para Curitiba é uma das propostas da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura do Paraná.
Participam do Simpósio a arquiteto Edson Yabiku, gerente de projetos de Norman Foster & Partners (maior escritório de arquitetura do mundo), arquiteto Edwin Rodíguez Ubiá±as, Universidad Politecnica de Madrid, arquiteto Luca Bertacchi, gerente de projetos de Mario Cucinella Architects e arquiteto Sandro Tubertini, BDSP Parnership.
De acordo com o presidente da Asbea-PR, Gustavo Pinto, transformar Curitiba numa cidade sustentável passa por um conjunto de medidas governamentais e comunitárias. Cidades sustentáveis são classificadas por uma combinação de critérios. Os mais importantes são o planejamento urbano e estatísticas ambientaisâ€, afirma.
Fontes de energia, índices de consumo e emissões, bem como opções de transporte, áreas verdes, reciclagem e green building fazem parte de um conjunto de ações determinantes para que uma cidade possa ser considerada sustentável.
Â