Moda da Grande Curitiba em destaque


Um grupo de 35 empresários do ramo de confecções de Curitiba e Região Metropolitana está se organizando para divulgar a Grande Curitiba como um polo de vestuário. O Polo Tecnológico da Indústria da Moda e Têxtil (TecModa) é um iniciativa que conta com apoio do Sebrae/PR e parcerias com o Sindicato das Indústrias de Fiação e Tecelagem do Paraná (Sinditêxtil-PR), Sindicato das Indústrias de Vestuário de Curitiba (Sindivest) e Sindicato das Indústrias de Artefatos em Couro do Estado do Paraná (Sindicouro-PR), e que visa formar uma associação empresarial que tenha força para articular auxílio governamental, desenvolvimento de mão de obra qualificada e além de capacitação em termos de inovação para todas as empresas participantes.

 O grupo já está buscando apoio das prefeituras locais, partindo de um planejamento estratégico para o próximo ano. Além disso, o TecModa já está divulgando seus objetivos como forma de buscar novas empresas fortalecendo a associação.

A gestora do Programa de Competitividade do Vestuário do Sebrae/PR, Carla Werkhauser Brustulin, diz que o projeto apoia essa iniciativa desde o início por acreditar na capacidade de organização dos empresários do setor, já que a Grande Curitiba possui um grande número de empresas dos mais diversos setores ligados ao vestuário e com representatividade nacional. “Através do Programa de Competitividade, orientamos a estruturação da ideia, o estudo da viabilidade econômica, além do planejamento estratégico e de marketing, para que o grupo consiga auxílio de entidades públicas e privadas para a consolidação do polo”, explica.

  Um dos destaques desta iniciativa, segundo a empresária Luciana Bechara, proprietária da Be Little, é a formação de mão de obra qualificada por meio de convênios com universidades locais. “A parceria com universidades é uma excelente forma de atualização para as empresas e de formação de novos profissionais para atuarem com vestuário, moda e confecções. Com um polo forte e atuante, Curitiba e a Região Metropolitana ganham um novo nicho de negócios e fortalecem essa área, que já tem destaque nacional”, afirma a empresária.

  Também organizadora do grupo, a empresária Rita de Cassia Graf, proprietária da Dentro D’água Roupas para Nadar, destaca o apoio dos empresários participantes, ressaltando que as ações terão início efetivo já em janeiro do próximo ano. “Podemos destacar a importá¢ncia de figuras importantes e associados de diversos sindicatos. Só isso já nos garante a certeza da formação de uma marca forte no Brasil”, conclui.

 

 


Soma

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