Diante do cenário atual, há grandes possibilidades de sucesso para escritórios de cobrança, que não exigem altos investimentos para a sua abertura

cobrançaOs escritórios de cobrança são um segmento de negócio considerado como uma atividade empresarial não muito simpática, mas que proporcionam o retorno de créditos, considerando-se que a consequência natural de toda venda é a cobrança, o que nem sempre ocorre de forma natural. Nesta atividade, o empreendedor não assume o prejuízo pelo insucesso, pois caso o devedor não pague sua dívida, o proprietário do escritório receberá os honorários das atividades de cobrança, mesmo não havendo o pagamento, desde que todos os procedimentos sejam devidamente executados. Entretanto, a credibilidade e o sucesso financeiro do empreendimento vão depender da realização da cobrança, ou da renegociação das dívidas em atraso.

Por ser um segmento de fácil adaptação, os escritórios de cobrança podem ser inseridos nos diversos setores produtivos, ou seja, no comércio, indústria e prestação de serviços, o que possibilita, então, uma grande área de atuação. Diante disto, existe espaço no mercado para o ingresso de novos empreendedores, com boas possibilidades de sucesso.

Já a localização de um escritório de cobrança é fator muito importante para o negócio e deve estar alinhada com a estratégia, levando-se em consideração o perfil da clientela. O empreendimento deve localizar-se em bairro de grande concentração de pessoas ou na região central da cidade, favorecendo o acesso das pessoas com processos de cobrança. Os clientes do escritório serão as empresas que utilizarão os serviços especializados, e assim sendo, uma localização central favorecerá, também, os contatos com a clientela potencial.

Quanto ao investimento para a abertura de um escritório de cobrança, em imóvel alugado, o empreendedor deverá dispor de cerca de R$ 60 mil para fazer frente a reforma das instalações, compra de móveis e equipamentos, para despesas de registro da empresa e  capital de giro para suportar o negócio nos primeiros meses de atividade.

O empreendedor deve estar consciente que o escritório de cobrança para ter sucesso irá depender amplamente do conhecimento do empreendedor sobre o segmento, aliado a uma estrutura operacional funcional e com funcionários interativos.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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