You are here
Home > Artigos > Aceite o desafio, inove, empreenda

Aceite o desafio, inove, empreenda

Albano Schmidt
Albano Schmidt

Num constante exercício de empreendedorismo em prol da inovação, o Brasil conta com uma legião de estudantes e profissionais verdadeiramente engajados pelo desenvolvimento de estudos e pesquisas, em busca de soluções para problemas do cotidiano.

Eles dedicam seu tempo e conhecimento. Analisam, incansavelmente, cada detalhe em busca de alternativas e respostas para temas desafiadores, como a sustentabilidade.  100% focados em seus objetivos, eles se reúnem em equipes multidisciplinares. Criativos e técnicos têm a oportunidade de trabalhar em parceria, trocar experiências, unir ideias e expertises, agregando valor ao projeto comum.

Recentemente, Joinville foi palco de um Hackathon. Muito comum nos grandes centros, funciona como uma verdadeira maratona para programadores, focada no desenvolvimento de projetos e ideias que façam a diferença para o setor produtivo, que demanda por tecnologia de ponta.

O evento reuniu mais de 100 estudantes e profissionais, em um final de semana de muito trabalho. Divididos em grupos, tiveram como meta desenvolver soluções para dois temas lançados pela empresa desafiadora, a Termotécnica. Deveriam propor alternativas para conscientizar a população para a reciclagem do EPS (isopor®) e aumentar os índices de reciclagem do produto.

Eles se mobilizaram. Estudaram, debateram e sanaram dúvidas com especialistas da Termotécnica. Realizaram uma série de experiências, traçaram novos caminhos e desenvolveram propostas que uniram tecnologia e sustentabilidade.

O resultado foi realmente positivo, surpreendente. Os participantes foram visionários, defenderam com propriedade suas ideologias e souberam comunicar com precisão sua ideia.

Diariamente nos deparamos com uma série de problemas que prejudicam nossa rotina, que nos tiram o sono e tornam-se empecilhos à felicidade. Seguindo o exemplo dos participantes do Hackathon, que tal assumir o desafio de resolver, um a um, todos os problemas que insistem em nos acompanhar?

Dê o primeiro passo! Aceite esse desafio. Reúna conhecimento, dedique tempo, busque apoio e conselhos de pessoas que tenham visões diferentes das suas. Inove, empreenda!

2016 está só começando. Coragem! Aproveite a motivação e o entusiasmo que o início de um novo ciclo representa. Desejo que seu ano seja diferente, renovador e – por que não dizer – revolucionário.

O artigo foi escrito por Albano Schmidt, que é presidente da Termotécnica.

Avatar
Mirian Gasparin
Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 44 anos na área de jornalismo, sendo 42 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 11 anos de blog, mais de 20 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 18 prêmios, com destaque para Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.
https://www.miriangasparin.com.br

Deixe uma resposta

Top