Endeavor busca empreendedores para apoiar no Promessas 2016

A Endeavor, organização global e sem fins lucrativos de fomento ao empreendedorismo, abre oportunidade para donos de negócios em crescimento, com o sonho de se tornarem os grandes cases empreendedores do país. O Programa Promessas, que acontece anualmente desde 2014, terá nova edição e pretende selecionar, até 15 de março, empresas com esse perfil – serão 200 selecionados em todo Brasil, com turmas em Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. Somente no Paraná 25 empreendedores terão esta oportunidade.

Com sete meses de duração, o programa conta com uma primeira etapa de diagnóstico, a fim de definir o principal desafio frente ao crescimento do negócio. Em seguida, eles serão conectados à rede de grandes empreendedores e especialistas apoiadores da causa da Endeavor, chamados de “mentores”. Cada empresa será direcionada a um mentor com expertise para ajudá-lo na “dor” diagnosticada, que se tornará um padrinho, acompanhando o negócio em pelo menos 3 encontros no decorrer do programa. Durante esse período, também serão realizadas mentorias coletivas, que são eventos exclusivos entre os selecionados, com o objetivo de abordar desafios em comum e promover network.

Além de ajudar empreendedores a superar alguns desafios, o Promessas é uma das ferramentas da Endeavor para melhorar os índices de empreendedorismo do País. Em Curitiba, por exemplo, de acordo com o Índice de Cidades Empreendedoras de 2015, apesar da cidade ser a 8ª no ranking que contempla 32 municípios, a capital paranaense é a penúltima colocada na categoria “cultura empreendedora”. No estudo, que pode ser acessado por completo no site da Endeavor, 56 indicadores são avaliados.

“Nosso objetivo é multiplicar o número de empresas de alto impacto no Paraná. O Promessas Endeavor tem o intuito de apoiar empreendedores à frente de negócios que já vem crescendo e aumentar suas chances de sucesso. Em um programa de 6 meses, ajudamos os empreendedores a se capacitar para enfrentar os desafios do crescimento e refinar a estratégia da empresa com o auxílio de mentores da rede Endeavor”, explica Mariana Foresti, gerente regional da Endeavor no Paraná.

A primeira turma do programa no Paraná foi realizada pela Endeavor e Sebrae em 2015. Foram 35 empresas selecionadas que passaram por mentorias individuais e coletivas ao longo de seis meses. Alguns dos mentores que participaram do programa foram Wolney Betiol, fundador da Bematech e Marcelo Sales, fundador da Movile.

Ao final da experiência, quem participou, avalia positivamente. “Conseguimos ter uma percepção mais clara do como os grandes se comportam e isso nos fez mudar nossa forma de pensar. Já realizamos um novo planejamento estratégico e hoje está nos colocando em outro patamar de empresa, principalmente com visão real do mercado internacional”, comenta Bernardo Brandão, CEO da Adhoc Games, empresa participante do Promessas em 2015.

Em 2016 as inscrições podem ser feitas por qualquer empreendedor até o dia 15 de março. Para saber mais sobre o Promessas acesse  http://programapromessas.endeavor.org.br/.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *