Em meio à crise, telefonia tem boa perspectiva para 2016
É fato que nenhuma empresa pode ficar sem se comunicar e, nos momentos de instabilidade econômica, isso se torna ainda mais essencial. Por isso que o mercado de telefonia continuará com boas perspectivas para 2016, pois será uma das pilastras das empresas para continuar mantendo-se ativa no mercado. Dizer que algum segmento ficará ileso não é verdade, mas existem alternativas criativas para atender a cada um.
Nem sempre investir em uma nova tecnologia é a melhor saída para os negócios. Às vezes é necessário apostar no que já existe e pode ser aprimorado. Por isso, o foco deste ano da telefonia não será apenas no que há de novo, mas também em oferecer mais e melhor dentro daquilo que já se tem em mãos. Hoje, a telefonia se tornou muito mais do que apenas um produto. É também sinônimo de serviço – e como todo serviço é preciso ter qualidade e sustentação.
Administração, consultoria, assessoria de apoio, gerenciamento em todos os processos, estes serão os grandes diferenciais que farão a telefonia crescer em 2016. Afinal, a comunicação não se faz sozinha, e quanto mais interlocutores, maior deve ser a evolução em telecom – de forma homogênea, capacitando mercados e gerando receitas bem distribuídas. Em outras palavras, estamos falando de redução de custos, justamente o que o empresário precisa em momentos de crise.
Crises são oportunidades de negócios. Elas acontecem e o mercado é obrigado a ver o que pode ser reaproveitado ou “reciclado”, e o que até então estava sendo um desperdício. Parece simples, quando se está em um bom momento não enxergar os gastos “extras” que poderiam ser reduzidos. É assim que as empresas buscam se adequar aos melhores padrões, visando o bom atendimento, investimento com retorno positivo, mas, principalmente, em qualidade de serviços.
Realizar a comunicação de maneira inteligente, com controle gerencial, acesso a relatórios, custos, manutenção preventiva, além de pesquisar tarifas mais atrativas, podem ajudar uma empresa a sair do vermelho. OS serviços de telefonia, no entanto, precisam estar com atendimento impecável e apoiar o cliente em qualquer situação emergencial, ou até mesmo dar orientações para que ele possa otimizar mais resultados.
2016 promete ser um ano agitado para o mercado como um todo, mas uma coisa será inegável: uma empresa não pode parar de se comunicar. Procurar por companhias sérias que prestam serviços de qualidade e tenham um bom atendimento pode ser a “válvula de escape” (saída da lama) para muitos empresários economizarem de forma inteligente. A telefonia tem tudo para continuar em um crescimento constante em 2016.
O artigo foi escrito por Robson Costa, que é diretor do Grupo Encanto Telecom.