Pesquisa revela como os namorados se conhecem e o que pretendem presentear no próximo dia 12 de junho

gasto médio dos namorados com presentes este ano deve ficar em R$ 137,48.
O gasto médio dos namorados com presentes este ano deve ficar em R$ 137,48.

A fim de saber como os brasileiros se conhecem, se relacionam e como deverão festejar a data mais romântica do ano, o Dia dos Namorados, comemorada no Brasil em 12 de junho, a Atento, líder mundial em gestão de clientes e terceirização de processos de negócios (CRM/BPO), realizou uma pesquisa com 2.278 pessoas, ao longo do mês de maio. O resultado mostra que muitos utilizam as redes sociais para uma aproximação e que mais da metade dos apaixonados devem presentear com a famosa “lembrancinha” neste ano de crise econômica.

Foram entrevistados homens e mulheres, com idades entre 18 e 65 anos, principalmente do sudeste do país. O perfil médio dos respondentes é formado por 72% de mulheres; 86% têm entre 18 e 34 anos; e 69% declararam estar namorando. A grande maioria, 72%, disse estar em uma relação séria há mais de um ano e percebemos que o ambiente cotidiano ainda é o grande responsável por essas uniões, já que 32% se conheceram por meio de amigos comuns e 18% no ambiente de trabalho. O ambiente virtual vem logo em seguida, na preferência de 17%, depois bares/baladas/festas, que foram apontados por 13%, escolas ou faculdades por 10% e outros meios por 10%.

Quando questionados se usaram ou usariam as redes sociais ou aplicativos para conhecer alguém, 58% disseram que sim, sendo que o Facebook é o canal preferido de 79%, o Whatsapp de 74%, o Tinder de 35%, enquanto 29% preferem o Instagram. Outros 7% consideram o Happn a ferramenta mais interessante atualmente, enquanto 3% gostam do Instamessage e outros 3% preferem o Kickoff.
Sintonia com SPC e CNDL

Outro dado que chama a atenção é o valor do ticket a ser desembolsado em 2016. Pesquisas recentes conduzidas pelo SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) e pelo CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) explicam que o gasto médio dos entrevistados deve ficar em R$ 137,48, abaixo dos R$ 150,82 registrados no ano passado. A comparação, que já desconta a inflação do período, representa uma queda de 16,84%.

“A Pesquisa da Atento está em sintonia com esse panorama, porque 80% das pessoas que responderam a nossa pesquisa disseram que pretendem presentear, mas 51% pretendem gastar até R$ 100, ao passo que 32% pensam em desembolsar algo entre R$ 100 e R$ 200”, ressalta Noronha. Grande parte investirá em agradar o parceiro com roupas, sapatos ou acessórios (59%), perfumes (22%), jantares (16%) ou chocolates (14%).

De acordo com executivo, o recuo na intenção de compra é mais um sinal da cautela do consumidor. “Se compararmos o fraco desempenho de outras datas comemorativas de 2015 com 2016, quando a expectativa do comércio já era baixa, este ano podemos dizer que o mercado está ainda mais pessimista, porque pioraram as condições econômicas da população, aumentaram o desemprego e a inadimplência, além do crédito estar mais restrito”, afirma o executivo. “Mesmo assim, o consumidor não deve deixar de presentear o seu parceiro(a) e o meio mais utilizado para isso certamente será o parcelamento no cartão”, complementa.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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