Empresa de consultoria realiza pesquisa e descobre os hábitos de consumo e os ingredientes preferidos dos curitibanos

hamburgerDe saladas ao brigadeiro, não é de hoje que o gourmet tomou conta da culinária brasileira. As carrocinhas de cachorro-quente evoluíram para o food truck e até a famosa coxinha brasileira, que antes era apenas de frango, hoje possui outros sabores mais sofisticados. Em Curitiba, as hamburguerias viraram febre. O antigo X-Tudo, antes vendido em lanchonetes e com preço popular, hoje possui receitas artesanais e pode chegar a custar R$50,00, dependendo do local.

A GGV Consultoria Empresarial, empresa especializada em micro, pequenas e médias empresas e natural de Curitiba, realizou uma pesquisa de mercado com 293 internautas sobre suas preferências em hamburguerias. “Este mercado vem crescendo bastante nos últimos anos, principalmente em Curitiba. Por isso decidimos explorar esse ramo e descobrir quais são os atributos levados em consideração para a escolha de um local, os costumes e a frequência de consumo desses consumidores para saborear estes produtos”, explica Geraldo Hisao, diretor executivo da GGV.

De acordo com a pesquisa realizada pela GGV, a maioria dos consumidores é do sexo feminino e a média de idade é de 26 anos. Além disso, 65% dos entrevistados afirmam ir com seus companheiros às hamburguerias e 63% com os amigos. Dos respondentes, 47% afirmam não precisarem de uma ocasião especial para consumir hamburgueres e 36% diz que consomem a cada 15 dias. Essas informações reforçam o quanto o mercado de hamburgueres vem crescendo e como se tornou um hábito de consumo na vida dos curitibanos.

Anos atrás, ir às redes de fastfood famosas, como o McDonald’s, era considerado um passeio entre família ou amigos. Hoje em dia, de acordo com a pesquisa, as redes de fastfood vem perdendo espaço no mercado. Dos internautas, 82% vão à hamburguerias, contra 49% que ainda vão às redes de fastfood. 30% dos entrevistados também consomem hambúrgueres em bares “Combinado à informação de que 56% das pessoas frequentam bares aos finais de semana, é uma boa oportunidade para que esses estabelecimentos acrescentem hambúrgueres aos seus menus e conquistem uma maior clientela”, conta o especialista.

Quando perguntados sobre a forma em que tomam conhecimento sobre as hamburguerias, a rede social Facebook ocupa o primeiro lugar nas opções dos consumidores, com 81%. Logo depois, indicação de amigos e os guias de alimentação “Existe uma correlação entre as três respostas, que é a comunicação da empresa. Isso mostra a importância dos investimentos em publicidade, até mesmo para os pequenos negócios”, comenta Hisao.

De acordo com a pesquisa, o sabor é o principal quesito levado em consideração pelos consumidores na hora de escolher uma hamburgueria e em segundo lugar a higiene e o atendimento”, diz Geraldo. O resultado final da pesquisa afirma que o produto preferido do curitibano é composto por pão de hambúrguer macio, carne angus, queijo cheddar e molho barbecue. Dos entrevistados, 19% das mulheres tem preferência por carne angus e picanha, seguido de 17% mignon. Já os homens, 26% preferem angus, 14% picanha e 13% costela. Como acompanhamento, os entrevistados escolheram batata frita e refrigerante. O ticket médio gasto é de R$ 33,60 com o prato.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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