Copom deve reduzir a Selic em 0,25 pp e fechar o ano em 6,5%
O Copom deverá reduzir a taxa Selic em 0,25 pp nesta quarta-feira (7), segundo o professor Marcelo Kfoury, da Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EESP). De acordo com o professor, a ata de dezembro praticamente antecipou esse resultado, como nada de extraordinário aconteceu durante este período de quase dois meses, o mercado espera o corte de 0,25 pp.
Entretanto, a grande dúvida é sobre a reunião de março. “Hoje o Focus aponta que no final do ano a taxa Selic estará em 6,75%. Portanto esse seria o último corte. Mas acredito que o Banco Central deixará a porta aberta para mais um corte em março. Há três fatores que podem influenciar os juros a chegarem a 6,5% no final do ano: projeções de inflação, que se situando na margem é muito importante; a aprovação das reformas fiscais/estruturais; e a situação da liquidez internacional (taxa de juros longa dos Estados Unidos). Só a evolução desses três fatores ao longo do período vai permitir ter clareza sobre um novo corte”, explica Kfoury.
O professor ressalta ainda que, mesmo com a não aprovação da reforma da Previdência, os dois outros fatores podem favorecer um novo corte. Para quem deseja investir, Kfoury recomenda títulos do Tesouro Direto. “A NTN-B garante rendimento real ao redor de 5%, se a pessoa tem preferência pela renda fixa. Já a Bolsa, tem espaço para andar ainda mais, porém tem mais risco, especialmente relacionado à eleição. A pior opção seria CDB/CDI, que vão render até menos que a poupança, a qual tem incentivo fiscal”.
Já para os endividados, independentemente do resultado da Selic, Kfoury aconselha sair do rotativo do cartão e do cheque especial. “O spread bancário para a pessoa física deve cair um pouco mais dos próximos meses com a recuperação do mercado de trabalho e aumento da confiança na economia. Se a pessoa for comprar a prazo, talvez valha a pena esperar mais alguns meses para pegar uma taxa mais baixa no empréstimo pessoal ou na compra de bens duráveis como carro ou eletrodoméstico”.