Sete dicas práticas para se organizar financeiramente

Sete dicas práticas para se organizar financeiramente
Daniela Batista dos Santos.

O Brasil ainda enfrenta sinais de retração econômica e esse período de incerteza acaba atrapalhando a vida da população. Alguns brasileiros conseguem chegar no fim do mês sem entrar no vermelho e ainda poupar dinheiro – na verdade, uma em cada quatro famílias possuem dívidas ou contas em atraso, de acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Mesmo assim, é possível se planejar e se organizar financeiramente. Confira:

1 – Defina todos os gastos mensais e a renda da família

O primeiro passo é identificar o total de despesas que possui, tanto os gastos recorrentes quanto os esporádicos, e qual é a renda mensal da família. É importante listar de forma organizada, sem esquecer nada, desde o aluguel até o cafezinho no fim de tarde. Além disso, calcule a renda mensal líquida, já com os descontos do INSS, Imposto de Renda, entre outras deduções.

2 – Descubra formas de reduzir os gastos

Após saber quanto ganha e o quanto você gasta, descubra se sobra ou falta dinheiro no fim do mês. Caso falte, descubra o que pode cortar ou reduzir para que o orçamento familiar entre no seu bolso e evite contrair dívidas. Se já estiver devendo, priorize o pagamento dessas contas e tente renegociar para obter taxas e condições mais vantajosas. O ideal é que, pelo menos, sobre uma quantia para possíveis emergências.

3 – Estipule prioridades dentro do orçamento

Lembre-se: as prioridades devem ser sempre os gastos essenciais, como alimentação e moradia. Mesmo dentro deles é necessário ter consciência que as despesas devem estar de acordo com a sua capacidade financeira. O valor desses itens, como aluguel, alimentação, educação e saúde deve comprometer 50% da sua renda mensal líquida.

4 – Dê preferência aos cartões de débito e pré-pago

Eles são ótimos aliados para quem está tentando se organizar financeiramente. Uma boa dica é limitar o valor dos gastos considerados não essenciais a30% da renda líquida, no máximo. Dessa forma, a pessoa pode utilizar o cartão pré-pago apenas para esta finalidade, pois assim controla exatamente o montante mensal que pode gastar.

5 – Crie metas para cada categoria de despesa

Organize os gastos por categorias e estipule metas e limites para cada uma delas. Como já citado, despesas essenciais, como moradia e alimentação, devem comprometer até 50% do orçamento total, enquanto que os itens não prioritários, como lazer, não podem ultrapassar 30%. Isso porque é recomendado deixar até 20% da renda para situações emergenciais, como doenças, reparos na casa ou no automóvel.

6 – Faça planejamentos mensais e anuais

É essencial que o controle das despesas seja feito com base na renda e nos gastos mensais. Entretanto, também é recomendável ter um planejamento anual que contemple outros pontos, como eventuais viagens, festas de aniversários, etc. Isso ajuda a antever custos futuros e auxilia a guardar dinheiro com antecedência para não comprometer seu orçamento.

7 – Tenha planos para o seu 13º salário

O 13º salário é um dinheiro extra que é sempre bem-vindo, mas mesmo ele precisa ter um destino adequado para não comprometer suas finanças pessoais. Caso não tenha cumprido a meta de montar uma reserva financeira, esse valor pode ser utilizado para este fim ou ainda para pagar eventuais dívidas contraídas ao longo do ano. Mas se conseguiu manter o planejamento de forma correta, ele pode ser utilizado para complementar atividades de lazer.

O artigo foi escrito por Daniela Batista dos Santos, que é CFO da Acesso. Formada em Administração em Empresas na USP e com MBA pelo Insper, possuo 20 anos de experiência na área financeira.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *