You are here
Home > Negócios > Processo de escolha do nome de uma empresa envolve planejamento, pesquisa e muita criatividade

Processo de escolha do nome de uma empresa envolve planejamento, pesquisa e muita criatividade

Escolher o nome de uma empresa que está se lançando no mercado não é uma tarefa fácil. Podemos dizer que é uma das decisões mais importantes e desafiadoras que o empreendedor tem quer tomar, pois afinal de contas é pelo nome que os clientes se lembrarão do negócio e se tornarão promotores da marca.

Existem no Brasil hoje mais de 6 milhões de empresas, sendo que só em Curitiba são quase 300 mil. Cada um destes estabelecimentos tem um nome diferente, e muitas vezes o nome escolhido pelo empresário já existe, mas não dá para desanimar. O importante é se esforçar para garantir que o processo da escolha seja divertido, criativo e tranquilo.

Em primeiro lugar muito cuidado com os nomes longos. Deve-se dar preferência para nomes curtos e fáceis de lembrar e pronunciar. Portanto, a escolha de um nome simples e forte é sempre a melhor opção.

Outro item importante é relacionar o nome com o ramo de atuação. Por exemplo, não é inteligente colocar o nome de um restaurante com coisas que remetam a números ou planilhas. O nome tem que transmitir alguma informação sobre o ramo da empresa, a atitude ou mesmo seus objetivos.

Público-alvo

O empresário ao começar a pensar o nome da sua empresa deve conhecer o seu público-alvo. Neste sentido é importante saber qual a maneira que potenciais consumidores do produto ou serviço costumam agir, que linguagem utilizam, se estão presentes nas redes sociais ou não. Informações como o nível de educação e situação econômica dos futuros clientes também poderão ajudar a escolher o nome certo para a empresa, que irá gerar mais reconhecimento do seu público.

Usar o nome pessoal pode ser limitante. Porém, caso o nome do empresário se relacione com a solução que a sua empresa oferece, dá para considerar formas inteligentes de construir uma marca em torno dele.

Por fim, é importante não ter pressa para realizar esse processo. Deve-se ter em mente que o nome de uma marca durará por muitos anos, e o esforço de construir essa marca poderá ser colocada em risco caso o empresário queira mudá-la posteriormente. Por isso é preciso analisar as opções com calma até encontrar a melhor opção.

Avatar
Mirian Gasparin
Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 44 anos na área de jornalismo, sendo 42 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 11 anos de blog, mais de 20 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 18 prêmios, com destaque para Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.
https://www.miriangasparin.com.br

Deixe uma resposta

Top