26% dos internautas brasileiros possuem aplicativos de descontos

26% dos internautas brasileiros possuem aplicativos de descontos

26% dos internautas brasileiros possuem ao menos um aplicativo de desconto instalado em seu smartphone. Destes, 71% possuem ao menos um aplicativo de supermercado. É o que revela uma pesquisa do IBOPE Conecta, que mostra que em um ano esse percentual aumenta 15 pontos percentuais, já que em 2018, 56% possuíam apps de supermercado.

O resultado do estudo revela que o ponto de venda e as lojas de app são importantes para a divulgação do aplicativo das redes de supermercado. Os internautas que souberam do app na própria loja somam 51% (eram 48% em 2018) e os que baixaram por conta própria são hoje 13% (eram 8% no ano passado). Há também os que conheceram por meio de propagandas em sites ou redes sociais, que mantém o mesmo nível do ano anterior: 16%.

A satisfação geral dos internautas com o uso dos aplicativos cai cinco pontos percentuais de um ano para o outro: de 46% para 41%. Ainda de acordo com a pesquisa, um em cada quatro usuários desses apps (42%) acham que eles podem melhorar e ter mais benefícios e ofertas exclusivas e 14% esperavam ofertas melhores.

Atributos

Os atributos mais importantes de um app de supermercado, segundo os internautas, são: facilidade de navegação (54% das menções), ter programa de fidelidade e não ocupar muita memória (ambos com 19% de citações) e não consumir dados durante o uso (7% das menções).

Quando questionados quais as razões para apagar um app de supermercado, não ter ofertas ou poucos benefícios é citado por 52% dos entrevistados, não funcionar bem é motivo para metade dos internautas apagarem o app e ocupar muita memória é uma das razões para 32%.

Por outro lado, quando bem utilizado, o app é um ótimo aliado do supermercado: 90% dos internautas que possuem um app de supermercado já foram fazer a compra de um produto após ter recebido a oferta no aplicativo, sendo que 63% foram mais de uma vez.

A pesquisa revela também que 77% verificam as ofertas antes de sair de casa, o que pode ser um indicador de que o consumidor usa o aplicativo para auxiliar na programação das compras para a casa e já chega ao supermercado sabendo exatamente o que deve procurar naquele determinado dia. De um ano para o outro, há uma oscilação positiva de quatro pontos percentuais, o que mostra que o consumidor está programando melhor a sua ida ao supermercado (48% dizem verificar o aplicativo pelo menos duas vezes por semana para verificar novos descontos). O estudo mostra ainda que metade dos entrevistados (48%) gosta de receber notificações quando há uma atualização ou nova oferta disponível.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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