You are here
Home > Negócios > Investimento em tecnologia crescerá em todas as empresas

Investimento em tecnologia crescerá em todas as empresas

Quase a metade (44%) das organizações esperam fazer uma mudança essencial em seus modelos de produtos e serviços nos próximos três anos por motivo de ruptura digital e a necessidade de se aproximar do consumidor. A informação, constante do estudo Harvey Nash / KPMG CIO Survey 2019, realizado pela KPMG, mostra que, na era digital, não é surpresa descobrir que mais líderes de TI estão relatando aumentos de orçamento do que em qualquer outro momento nos últimos 15 anos.

De acordo com a pesquisa, este ano uma grande parte das organizações aumentou em 55% os investimentos em tecnologia, maior nível atingido desde 2010. Além disto, as empresas têm aplicado mais em tecnologias emergentes.

“As organizações que são líderes digitais se consideram “muito eficazes” ou até mesmo “extremamente eficazes” no uso de tecnologias digitais para avançar em suas estratégias de negócios tiveram melhor desempenho do que suas concorrentes em todos os aspectos da pesquisa”, afirma o sócio-líder de IT Advisory da KPMG no Brasil, Claudio Soutto.

O estudo ainda mostra que tema tecnologia e inovação estão cada vez mais presentes nas pautas do conselho de administração. Os líderes digitais com maior poder de influência nos conselhos dão prioridade para o desenvolvimento de produtos e serviços inovadores ao invés de apenas manter a TI funcionando. O Conselho Administrativo e o CEO priorizam mais a criação de valor do que a eficiência.

“Vemos que ainda há pouca participação de profissionais de tecnologia nos conselhos de administração. Acho que todas as empresas precisam de pessoas focadas em TI, influenciando e educando o conselho com relação ao uso de novas tecnologias. Mais do que conhecer tecnicamente as novas tecnologias é importante saber como usá-las para alavancar novos negócios”, pondera Soutto.

As questões sobre o crescimento do crime cibernético e a redução da confiança no tratamento da ameaça também são apresentadas no estudo. Este ano, esses incidentes permaneceram estáveis e o nível de confiança mostrou um crescimento.

Para ver o estudo na integra, acesse: home.kpmg/br/pt/home/insights/2019/06/harvey-nash-kpmg-cio-survey-2019.html

Avatar
Mirian Gasparin
Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 44 anos na área de jornalismo, sendo 42 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 11 anos de blog, mais de 20 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 18 prêmios, com destaque para Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.
https://www.miriangasparin.com.br

Deixe uma resposta

Top