Mercado de beleza continua crescendo. Nos salões que trabalham com produtos orgânicos demanda é maior

Mercado de beleza continua crescendo. Nos salões que trabalham com produtos orgânicos demanda é maior

O mercado de beleza vem superando bem a crise. Nos últimos dez anos, o setor teve uma taxa de crescimento anual na casa de 8%, movimentando cerca de R$ 100 bilhões por ano, isso segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos. Só para se ter uma ideia, mesmo ganhando menos, a mulher brasileira gasta anualmente 11 vezes mais com beleza do que europeias, por exemplo. Pesquisas recentes mostram que as trabalhadoras brasileiras chegam a gastar até 30% do seu rendimento mensal com produtos e serviços de beleza.

José Turcatto: o Philip Martin´s aumentou o número de serviços oferecidos aos clientes.

Eu conversei com o empresário curitibano José Turcatto, proprietário do único salão de beleza brasileiro que trabalha com produtos de beleza 100% orgânicos, o Philip Martin´s, e ele me disse que, no seu caso, este ano, o movimento aumentou 12% em relação ao ano passado. Ele justifica o desempenho positivo a dois fatores: o primeiro é que o consumidor descobriu que os produtos orgânicos para cabelos e pele não são tão mais caros do que os tradicionais. O segundo motivo é que os clientes estão buscando produtos menos agressivos à saúde e que tenham bons resultados. Acontece, que durante muitos anos as mulheres utilizaram produtos químicos que foram se acumulando e prejudicando a qualidade dos fios de cabelos. Hoje elas se obrigam a investir em produtos corretos, nos quais os orgânicos estão obrigatórios.

Outro item que também tem contribuído para o crescimento do setor de beleza é o aumento do leque de serviços. O Phillip Martin´s, que foi o primeiro no Brasil da franquia Italiana de cosméticos orgânicos, criou oito tipos de tratamento. Segundo o empresário, para sobreviver à forte concorrência do setor, o salão além de oferecer bons produtos e profissionais qualificados, tem que ser inovador.

Outro problema enfrentado pelos salões de beleza são os preços. Levantamento da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste), aponta que valores de serviços de beleza como manicure, pedicure, depilação, corte e coloração de cabelos chegam a variar 90% dependendo do estabelecimento. Segundo o empresário José Turcato, o setor de salão de beleza está carente de uma boa gestão. Acontece que muitos estabelecimentos para atrair mais clientes e não sabendo calcular os custos acabam praticando preços muito abaixo da concorrência. Porém, com o tempo não conseguem sobreviver e acabam fechando as portas. Isso é muito comum nos pequenos salões.

A marca italiana Phillip Martins tem quatro unidades no Brasil, nas cidades de Curitiba, Goiânia, Campinas e Brasília e, dependendo do desempenho da economia, outras oito unidades deverão ser abertas nos próximos meses, informa José Turcato. Os novos salões que serão abertos por Turcato através de parcerias funcionarão nas cidades de Palmas, (TO), Balneário Camboriú (SC), Porto Alegre (RS), Santa Cruz do Sul (RS) e Rio de Janeiro (RJ). No mundo, a Philip Martin’s conta com mais de 80 unidades, presentes em 30 países. A marca italiana trabalha com três modelos de negócios, que variam de R$ 50 mil a R$ 230 mil.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *