You are here
Home > Agronegócio > Granjas e lavouras geram dados em tempo real com sensores inteligentes e estações meteorológicas

Granjas e lavouras geram dados em tempo real com sensores inteligentes e estações meteorológicas

A utilização de sensores inteligentes em granjas e de estações meteorológicas em lavouras já representa um grande ganho de produtividade para o campo. Ambas soluções possibilitam tanto para os produtores rurais como para agroindústrias o monitoramento de processos produtivos em tempo real. Em granjas, as aplicações embarcadas em Internet das Coisas (IoT) permitem a realização de diagnósticos de possíveis problemas, desvios ou desperdícios em curso na produção. Dessa forma, podem ser executadas correções em tempo real, assim como é possível prevenir algumas situações de acordo com o histórico de dados coletados.

Esse acompanhamento pode ser feito a partir de qualquer dispositivo móvel, que recebe informações a partir do sensor ou da estação, facilitando a experiência dos gestores desses processos. Entre os exemplos de tecnologias que podem levar maior produtividade para o agronegócio, estão as soluções “Gestão Avícola” e “Dados Climáticos”, desenvolvidas, respectivamente, pela E-Aware e b2k, empresas do SPRO Group. Ambas, embarcadas em plataformas em nuvem, transformam dados em informações relevantes, que ajudam a melhorar ou mesmo alterar diversos processos de manejo ou de plantio.

Gestão Avícola

A solução funciona a partir de sensores que permitem o controle, em tempo real, de produções agropecuárias de aves, suínos, bovinos e também de peixes, de forma centralizada, com indicadores personalizados. Com isso, o produtor tem em mãos informações mais precisas, podendo aplicar diferentes formas de manejo, aumentando a eficiência do lote. Assim, o ecossistema gera ganhos de rentabilidade para todas as pontas: o produtor, o integrador e o consumidor final, com rastreabilidade de todo o processo produtivo e garantia do bem-estar animal.

Dados Climáticos

Com dados climáticos, é possível preparar melhor o plantio.

A solução de Dados Climáticos, da b2k, é composta por uma estação meteorológica projetada e desenvolvida para auxiliar produtores rurais a tomarem ações preventivas em vez de corretivas. Por meio deste monitoramento, é possível preparar o plantio, cuidar do processo de crescimento da planta e avaliar e estimar produções agrícolas. Tudo isso é feito a partir de nove parâmetros atmosféricos: temperatura, pressão atmosférica, umidade relativa do ar, quantidade chuva, direção do vento, intensidade do vento, rajada de vento, intensidade luminosa e intensidade ultravioleta.

A partir dessas análises, o produtor consegue antecipar e prever pragas e também aplicar defensivos de forma mais assertiva, por exemplo, já que tem em mãos informações sobre o clima que influenciam nesses processos.

Estas soluções em nuvem que melhoram a eficiência operacional no campo serão o destaque do estande do SPRO Group no SAP NOW. O evento acontece nos dias 11 e 12 de setembro, no Transamérica Expo Center, em São Paulo. Dessa forma, quem visitar o estande da empresa terá sua experiência com sensores inteligentes em SAP Cloud Platform (SCP).

Avatar
Mirian Gasparin
Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 44 anos na área de jornalismo, sendo 42 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 11 anos de blog, mais de 20 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 18 prêmios, com destaque para Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.
https://www.miriangasparin.com.br

Deixe uma resposta

Top